HOME > Economia

PIB deve crescer até 1% no 1º trimestre, dizem economistas

Números oficiais serão divulgados na terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Da esq. para a dir. no círculo: o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: ABR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 1% no primeiro trimestre, de acordo com estimativas de economistas ouvidos pela Folha de S. Paulo. Os números oficiais serão divulgados na terça-feira (4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

De acordo com projeções coletadas pela agência Bloomberg, espera-se que o crescimento do PIB no período varie entre 0,5% e 1% em comparação com o trimestre imediatamente anterior, com uma mediana de 0,7%. Para o ano de 2024, as projeções indicam um crescimento em torno de 2%, um pouco abaixo dos cerca de 3% observados em 2022 e 2023. 

De acordo com os economistas, os números do IBGE irão refletir um crescimento disseminado entre os três principais setores econômicos: agropecuária, indústria e serviços. No entanto, a agropecuária deve continuar se destacando nos três primeiros meses do ano. Do lado da demanda, os destaques positivos devem ser o consumo das famílias e os investimentos. Espera-se que o setor externo tenha uma contribuição negativa, com as importações crescendo mais que as exportações, o que será compensado pela forte demanda interna.

Ainda segundo a reportagem, “o começo de 2023 foi marcado pela continuação da melhora no mercado de trabalho, pelas antecipações dos pagamentos de precatórios e do 13º para beneficiários do INSS, pelo reajuste de benefícios vinculados ao salário mínimo e pela queda dos juros. Ou seja, fatores que contribuem para o aumento da renda e do consumo”.

Apesar dos sinais positivos, há desafios pela frente. Um fator de incerteza é o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, que deverão afetar negativamente os dados do PIB no segundo trimestre. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados