Projeto da JBS na Nigéria contempla plano nacional de segurança alimentar no país africano
Companhia brasileira investirá US$ 2,5 bilhões em cinco anos para desenvolver cadeias produtivas sustentáveis e apoiar a produção local
247 – A JBS, multinacional brasileira que é uma das maiores empresas de alimentos do mundo, firmou um memorando de entendimentos com o Governo da Nigéria para investir no fortalecimento da segurança alimentar no país africano. O plano, que prevê investimentos de US$ 2,5 bilhões ao longo de cinco anos, inclui a construção de seis fábricas e a colaboração com o governo nigeriano para desenvolver cadeias produtivas sustentáveis, fomentar a produção local e apoiar pequenos produtores.
A Nigéria, maior economia e nação mais populosa da África, enfrenta desafios estruturais em segurança alimentar. Com uma população de mais de 250 milhões de habitantes, o país registra altas taxas de crescimento demográfico e uma projeção de 400 milhões de habitantes até 2050. No entanto, cerca de 24,8 milhões de pessoas enfrentam fome, segundo o Programa Mundial de Alimentos (WFP). Para Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS, a iniciativa busca contribuir para reverter esse cenário.
“Nosso objetivo é colaborar com o Governo da Nigéria na implementação do Plano Nacional de Segurança Alimentar, compartilhando nossa expertise no desenvolvimento de cadeias agroindustriais sustentáveis, aumentando a eficiência, a produtividade e a capacidade produtiva do país”, afirmou Tomazoni.
Desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade
O projeto da JBS contempla a construção de três fábricas de aves, duas de bovinos e uma de suínos, com o objetivo de atender à demanda doméstica de proteínas, que atualmente representa apenas 40% do consumo local. Além de reduzir a dependência de importações, o plano visa gerar empregos e apoiar pequenos produtores com assistência técnica e adoção de práticas agrícolas sustentáveis, ampliando a produção com responsabilidade socioambiental.
O memorando firmado entre a JBS e o governo nigeriano estabelece que a companhia será responsável por estudos de viabilidade, projetos preliminares das instalações e desenvolvimento da cadeia de suprimentos. Em contrapartida, o governo assegurará condições econômicas e regulatórias favoráveis à execução do projeto.
A estratégia da JBS na Nigéria reflete recomendações feitas pela Força-Tarefa de Sistemas Alimentares do B20, grupo empresarial do G20, durante a presidência brasileira do bloco. O estímulo à adoção de tecnologias inovadoras e assistência técnica a pequenos agricultores foi apontado como essencial para aumentar a produtividade agrícola sem comprometer os recursos naturais, além de ampliar o acesso da população a alimentos de qualidade. A experiência da JBS em outros mercados reforça a relevância da parceria. No Brasil, a companhia oferece programas como os Escritórios Verdes, que auxiliam pequenos produtores a aumentarem a eficiência produtiva e atenderem a critérios de sustentabilidade.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: