Transpetro conclui negociação para aquisição de quatro navios Handy com estaleiros nacionais
Assinatura do contrato está prevista para o início de 2025, quando a companhia deve lançar um novo edital para a aquisição de oito navios gaseiros
247 - A Transpetro finalizou, na última sexta-feira (20), a etapa de negociação comercial com o consórcio formado pelos estaleiros Ecovix, do Rio Grande do Sul, e Mac Laren, do Rio de Janeiro, para a aquisição de quatro navios da classe Handy. Com um porte bruto de 15 a 18 mil toneladas, cada embarcação foi negociada pelo valor de US$ 69,5 milhões.
A assinatura do contrato está prevista para o início de 2025, mesmo período em que a companhia deve lançar um novo edital para a aquisição de oito navios gaseiros. O processo licitatório, concluído em seis meses, passou por rigorosas análises técnicas e de governança do Sistema Petrobras.
Essa etapa inicial marca o retorno das contratações da Transpetro no âmbito do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras (TP 25), que pretende ampliar a capacidade logística e reduzir a dependência de afretamentos no mercado. Segundo Magda Chambriard, presidente da Petrobras, o projeto reforça o compromisso com o desenvolvimento nacional.
“Esse programa da Transpetro é essencial para o Sistema Petrobras, garantindo o aumento do transporte de derivados na costa brasileira e reduzindo a exposição às oscilações dos custos de afretamento. É um passo decisivo para fortalecer nossa logística e acelerar o desenvolvimento do país”, afirmou Chambriard.
O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, destacou que a aquisição é um marco para a companhia e para a indústria naval brasileira, após dez anos sem novas contratações. “Com o TP 25, ampliaremos em pelo menos 25% a capacidade logística da Transpetro. Além disso, estamos criando uma demanda consistente que impulsionará a indústria naval no país, atendendo às determinações do governo e alinhando os interesses de negócio do Sistema Petrobras”, enfatizou.
Os navios Handy serão equipados com tecnologia de ponta para maior eficiência energética e menor emissão de gases de efeito estufa. Com capacidade para operar com bunker ou biocombustíveis, as embarcações prometem reduzir em 30% as emissões, em conformidade com as normas da Organização Marítima Mundial (IMO).
Lançado em julho deste ano, o TP 25 prevê a aquisição de 25 navios para atender prioritariamente às demandas da Petrobras. A segunda licitação do programa, programada para janeiro de 2025, contemplará oito navios gaseiros, com capacidade entre 7 mil e 14 mil toneladas de porte bruto. Já em junho de 2025, será divulgado o edital para aquisição de quatro embarcações de médio porte (MR1).
Com 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios em operação, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras e líder em logística multimodal na América Latina. Atendendo mais de 160 clientes, a empresa desempenha papel estratégico no transporte de petróleo, derivados e outros produtos essenciais para o setor de óleo e gás.
A nova frota reforçará sua posição no mercado e consolidará os esforços da Petrobras em fortalecer a indústria naval nacional e aumentar sua eficiência logística.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: