TV 247 logo
    HOME > Economia

    Vídeo de Lula e Galípolo derruba o dólar e puxa alta da bolsa

    Durante a tarde, comentários do presidente sobre o Banco Central e a área fiscal foram bem-recebidos

    Gabriel Galípolo e Lula (Foto: Reprodução)
    Bianca Penteado avatar
    Conteúdo postado por:

    Por InfoMoney - O dólar recuou pelo segundo dia consecutivo ante o real nesta sexta-feira, após o Banco Central injetar mais 7 bilhões de dólares no mercado para segurar as cotações e o Senado concluir a votação do pacote fiscal do governo, em um dia marcado ainda pela queda da divisa norte-americana no exterior.

    Durante a tarde, comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o Banco Central e a área fiscal também foram bem-recebidos, consolidando o recuo firme das cotações.

    Em um vídeo publicado no Instagram, Lula afirmou que Galípolo tem sua confiança e de “toda a equipe” e que ele será o mais importante presidente do BC. Lula também afirmou que seu governo segue atento para a eventual necessidade de novas medidas na área fiscal, após as ações para proteger o arcabouço.

    Ao lado de Lula no vídeo estavam Galípolo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.    

    Qual é a cotação do dólar hoje?

    O dólar à vista fechou o dia em baixa de 0,87%, cotado a 6,0710 reais. Ainda assim, no acumulado da semana marcada por forte volatilidade nos mercados a divisa subiu 0,69%, em meio à desconfiança dos investidores na política fiscal.

    Na quinta-feira, após cinco pregões consecutivos de alta, em que acumulou valorização de 5,2%, o dólar à vista encerrou o dia em baixa de 2,29%, cotado a 6,1243 reais, ainda o segundo maior valor nominal de fechamento da história.

    Ibovespa fecha com ganhos após declarações de Lula, com Vale, bancos e varejo

    InfoMoney - O sextou de hoje veio com presente de Natal, que impulsionou o Ibovespa para a segunda alta seguida, agora com 0,75%, aos 122.102,15 pontos, um ganho de 914,24 pontos. Mesmo assim, a última semana cheia do ano terminou com queda forte de 2,01%.

    A Vale (VALE3) subiu 1,58%, máxima do dia, após um começo decepcionante de pregão, com minério de ferro registrando perda semanal. Petrobras (PETR4), por sua vez, acabou negativo em 0,83%, mesmo com alta do petróleo internacional.

    Os bancos mais uma vez ajudaram a salvar o dia, com Bradesco (BBDC4) puxando a fila, ao subir 2,26%. Itaú Unibanco (ITUB4) avançou 1,16%. No setor financeiro, o destaque foi mesmo B3 (B3SA3), que ganhou 2,91%.

    O varejo, o setor que mais lucra com o Natal, também contribuiu com a alta do IBOV. Magazine Luiza (MGLU3) subiu 2,38%, Lojas Renner (LREN3) adicionou mais 3,23%, e Assaí (ASAI3) disparou 6,07%.

    WEG (WEGE3) caiu 1,63%, mesmo com analistas otimistas com o nome. Já Eletrobras (ELET3) teve um um dia de festividades, com alta de 1,15%, com pagamento de dividendos voltando a aparecer como um catalisador.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados