HOME > Empreender

Até 2030, 1 milhão de empregos virão da Economia Criativa

As profissões ligadas à Economia Criativa estão relacionadas ao empreendedorismo, indústria, serviços e setor tecnológico

(Foto: Steve Marcus/Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Até 2030, o Brasil terá 8,4 milhões de profissionais na Economia Criativa, de acordo com o Observatório Nacional da Indústria (ONI), departamento de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Isso representa um aumento de 1 milhão de novos empregos em relação aos dados atuais (7,4 milhões), em um setor responsável por 3,1% do PIB.

As profissões ligadas à Economia Criativa estão relacionadas ao empreendedorismo, indústria, serviços e setor tecnológico, empregando profissionais como designers de games e moda, marketing, TI, audiovisual (cinema e TV) e artes (literatura, teatro, artesanato). A expectativa do ONI é de que um a cada quatro novos empregos que serão criados nos próximos anos virão desse setor.

Ainda segundo o Observatório, o ritmo de aumento dos empregos criativos será de 13,5% até 2030, mais que o triplo se comparado ao crescimento estimado de 4,2% dos demais setores econômicos. As regiões Sul e Sudeste vão concentrar a maior parte das ocupações.

Santos

Na cidade de Santos, no litoral paulista, a economia criativa é parte significativa dos negócios e criação de empregos. De acordo com a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) de Santos, foram registradas 21,4 mil empresas de economia criativa em 2023, um volume 7% maior que as 19,9 mil de 2022.

O setor de gastronomia lidera com o maior número de empresas (5,2 mil), seguido de tecnologia da informação e comunicação (4,9 mil), editorial (3,6 mil), audiovisual (3 mil) e música (1 mil). Entre 2022 e 2023, foi o de propaganda e marketing (26,9%).

Próxima geração de criativos

Para formar a próxima geração de profissionais criativos, a ESAMC Santos alia conteúdo prático e teórico com enfoque nas disciplinas de administração, marketing e comunicação com o objetivo de transmitir conceitos fundamentais que serão aplicados no mercado.

“Praticamos o aprendizado em sala de aula através de eventos temáticos relacionados à economia criativa e ao empreendedorismo, onde especialistas de mercado são convidados para compartilharem experiências inspiradoras com os alunos. Esses eventos visam estimular o pensamento inovador, despertar novas ideias e incentivar a criação de redes colaborativas entre estudantes interessados nesses temas”, detalha  Amália Borges, coordenadora acadêmica da ESAMC Santos.

Nos últimos anos, a ESAMC Santos convidou especialistas de Moda, Design e Quadrinhos para compartilhar experiências e trajetórias profissionais e inspirar os alunos. Entre eles, Larissa Ortiz, sócia do Instituto DATAVIP e consultora da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), e o quadrinista Fábio Tatsubô, que atualmente é o chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC) da Prefeitura de Santos. 

Em outubro, a ESAMC Santos foi uma das parceiras da Prefeitura no Mês do Empreendedor, série de palestras e painéis sobre empreendedorismo, maturidade e tecnologia voltadas à qualificação profissional e networking de profissionais.

Além de atividade econômica, a abordagem criativa nos negócios tem uma função de valorizar a identidade local, reforça Amália. “As atividades criativas ajudam a preservar e valorizar a identidade cultural local, criando oportunidades para artistas e profissionais criativos. Mas desenvolver a Economia Criativa também estimula o turismo cultural e o empreendedorismo na região. Estamos falando de abordagens inovadoras que fomentam novas formas de pensar e criar valor econômico a partir de recursos culturais locais. Tudo isso gera empregos qualificados e contribui para o desenvolvimento sustentável.”

Entre os cursos com ênfase na criatividade, estão Design Gráfico e de Formação em Moda, Marketing, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados