Caravana Sebrae Delas fortalece empreendedorismo feminino com acesso facilitado a crédito
Programa facilita acesso a crédito com garantia total do Fampe e promove capacitação financeira para mulheres em todo o Brasil
247 - Ampliar a oferta de produtos e investir na melhoria dos negócios. Esse é o objetivo das empreendedoras Nilza Ferreira e Tawane Siqueira, que, com o apoio do Programa Acredita Delas, vão expandir suas atividades em Campo Grande (MS). Durante o lançamento oficial da Caravana Sebrae Delas, realizado na última quinta-feira (3), elas receberam crédito garantido pelo Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe), administrado pelo Sebrae, em evento marcado pela presença de diversos agentes financeiros e empresários locais.
O diferencial do programa, segundo o Sebrae, é o acesso a crédito com garantia de 100% do Fampe. Historicamente, o fundo cobre até 80% do valor solicitado, mas, em operações voltadas para mulheres, o aval passou a ser integral. Esse incentivo é visto como um passo fundamental para reduzir a disparidade de gênero no mercado financeiro e fortalecer o empreendedorismo feminino.
Nilza Ferreira, de 55 anos, compartilhou sua história de superação ao deixar um emprego formal para se dedicar integralmente ao próprio negócio. “Esse crédito diferenciado vai permitir expandir a loja e realizar um sonho. Não me arrependo da decisão que tomei”, afirmou. Com o apoio do Fampe Mulher, linha de crédito do Sicred lançada durante a Caravana, as taxas de juros ficaram 15% mais acessíveis, dispensando o uso de garantias pessoais, como o carro e o apartamento da empresária.
Outra história de superação é a de Tawane Siqueira, de 30 anos, formada em Biologia e empreendedora no setor de cosméticos. Tawane enfrentou um período de depressão durante a pandemia e viu no empreendedorismo uma forma de recomeçar. “Levar beleza para todos é mais do que vender produtos; é sobre autoestima. Com o crédito de R$ 10 mil liberado pelo Cresol, vou conseguir melhorar meu estoque e aumentar as vendas”, destacou.
Margarete Coelho, diretora de Administração de Finanças do Sebrae, enfatizou a importância do apoio financeiro para mulheres. “As mulheres que empreendem têm um histórico de pagamento muito melhor do que os homens. Nada mais justo que conceder crédito com a garantia integral do nosso fundo de aval”, afirmou. Segundo ela, as empreendedoras pagam, em média, taxas de juros quatro pontos percentuais mais altas do que os homens. “Por isso, criamos a Caravana das Mulheres. Vamos a todos os estados, oferecendo não só o acesso ao Fampe, mas também cursos para que elas aprendam a administrar melhor seus negócios e negociem com os bancos conhecendo seus direitos”, acrescentou.
O Sebrae Delas, lançado durante o evento Delas Day, vai percorrer o Brasil em 2025 e 2026, promovendo palestras, capacitações e rodadas de negócios. A empresária Nilza Ferreira foi anunciada como embaixadora da Caravana, um reconhecimento pelo seu exemplo de dedicação e resiliência.
Além de fomentar o empreendedorismo, o programa também busca transformar a relação das mulheres com o mercado financeiro, oferecendo ferramentas que viabilizam o crescimento sustentável dos negócios. “Queremos que as mulheres se sintam confiantes para sentar na frente de um gerente de banco e negociar sabendo dos seus direitos”, finalizou Margarete Coelho.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: