Confiança do MEI cresce em fevereiro, com destaque para o setor de comércio
O crescimento do índice foi mais expressivo na região Norte + Centro-Oeste, onde houve uma variação positiva de 2 pontos
247 - O índice de Confiança do Microempreendedor Individual (MEI) registrou crescimento em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período de 2024. De acordo com o levantamento realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o indicador teve um aumento geral de 0,7 ponto, impulsionado principalmente pela alta de 1,9 ponto na confiança das empresas do comércio.
O crescimento do índice foi mais expressivo na região Norte + Centro-Oeste, onde houve uma variação positiva de 2 pontos. O Sul e o Nordeste também apresentaram avanço, com 1,5 e 0,9 ponto, respectivamente. No Sudeste, o indicador permaneceu estável. O presidente do Sebrae, Décio Lima, celebrou os resultados, destacando o contexto econômico favorável no país.
"Economia é comportamento. E este comportamento revela o momento de otimismo que vive o nosso país. Este ano, já chegamos à menor taxa de desemprego dos últimos doze anos, de 6,8%. Ao mesmo tempo em que o Brasil cresce, está gerando processo de inclusão, o que faz aquecer a economia do país. Estamos pulverizando a economia", afirmou Lima.
O estudo também revelou diferenças significativas entre os setores. Além do comércio, que puxou o índice para cima, o setor de serviços cresceu 0,5 ponto. Já a indústria de transformação foi o único segmento com resultado negativo, registrando queda de 0,9 ponto.
A estabilidade no Sudeste chamou atenção por ser a região com a maior concentração de microempreendedores individuais do país. Especialistas apontam que, apesar do cenário otimista em outras regiões, a manutenção do índice sugere uma espera por sinais mais concretos de recuperação econômica na região.
Dados do índice de confiança
- Índice de Confiança comparado a 2024:
IC-MEI Geral: +0,7 ponto
IC-MEI do Comércio: +1,9 ponto
IC-MEI de Serviços: +0,5 ponto
IC-MEI da Indústria de Transformação: -0,9 ponto - Confiança por região:
Norte + Centro-Oeste: +2,0 pontos
Sul: +1,5 ponto
Nordeste: +0,9 ponto
Sudeste: 0,0 ponto
O desempenho do índice reforça o papel do microempreendedorismo na recuperação econômica do país, especialmente em um momento de inclusão e redução do desemprego. A expectativa agora está voltada para os próximos meses, com atenção aos efeitos de uma economia mais aquecida e à possível recuperação da indústria de transformação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: