HOME > Empreender

Geração Z no comando: Jovens querem empreender, não ficar parados

Jovens querem equilíbrio entre os cargos de liderança e qualidade de vida

Trabalhadores jovens (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Geração Z, composta por jovens nascidos entre 1995 e 2010, está quebrando o estigma de "nem-nem" ao se destacar no empreendedorismo, buscando equilíbrio entre liderança e qualidade de vida. Exemplos como Grégory Parisotto, que fundou a Razor aos 19 anos, e José Bento e Guilherme Andrade, que lançaram a Minimal Club em 2021, demonstram o potencial dessa geração, que se sente mais inclinada a criar seus próprios negócios do que a seguir carreiras tradicionais. Uma pesquisa da ZenBusiness revela que 93% dos jovens entre 18 e 25 anos já tomaram medidas para empreender, refletindo uma preferência por flexibilidade e autonomia. 

Essa tendência é ainda mais evidente no Brasil, onde jovens entre 18 e 24 anos lideram 20,4% dos novos empreendimentos, segundo o Monitor Global de Empreendedorismo. Além disso, o interesse por franquias cresceu 10% entre aqueles com menos de 24 anos. Thaís Giuliani, especialista na Geração Z, explica que essa geração valoriza a qualidade de vida e a flexibilidade, fatores que muitas vezes os levam a evitar ambientes corporativos tradicionais em favor do empreendedorismo, onde podem encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

A Geração Z, movida por propósito e nativa digital, busca empreender em áreas tecnológicas e ambientais, preferindo fugir de setores com altas cargas horárias como hotelaria e agronegócio. De acordo com José Marquês, professor de negócios no Sebrae, essa geração entende o valor da tecnologia e as oportunidades que ela oferece, mas precisa aprender a usar essas informações de forma estratégica no mundo dos negócios. O empreendedorismo, portanto, se apresenta como um caminho promissor para esses jovens que desejam fazer a diferença no mundo enquanto alcançam estabilidade financeira. (Com informações do Diário do Comércio). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados