TV 247 logo
      HOME > Empreender

      Governo apresenta indicadores para medir avanços das micro e pequenas empresas no Brasil

      Nova fase da Política Nacional de Apoio ao setor inclui oito eixos estratégicos e conta com apoio do Sebrae, Senai e financiamento do BNDES

      Geraldo Alckmin, Lula e Rui Costa (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Um ano após a criação da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas (PNADEMPE), o governo federal avança na consolidação de medidas para fortalecer o setor. Nesta quinta-feira (10), o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp) apresentou, em Brasília (DF), os indicadores que irão medir a efetividade da política e nortear novas ações. A informação é da Agência Sebrae.

      A proposta do Memp contempla oito eixos estratégicos e tem como parceiros o Sebrae, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que juntos devem garantir apoio técnico, capacitação e financiamento aos pequenos negócios. O objetivo é ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas, promovendo digitalização, acesso a crédito, inserção internacional e práticas de sustentabilidade.

      O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou que a internacionalização das pequenas empresas deve ser prioridade. “Uma pequena empresa precisa se digitalizar, precisa ganhar eficiência, reduzir custos. O Senai vai presencialmente dar o diagnóstico, o Sebrae faz o projeto e o BNDES financia”, explicou, destacando experiências exitosas em países como Itália e China.

      Já o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, defendeu que a desburocratização é fundamental para fomentar o empreendedorismo no país. “Penso que todas essas políticas que o presidente tem são antevisões do que vai acontecer. É uma das grandes tarefas do homem público: prever o que vai acontecer”, afirmou.

      O presidente do Sebrae, Décio Lima, fez um balanço histórico das conquistas para o segmento e atribuiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a construção de um ambiente institucional mais favorável aos pequenos negócios. “O empreendedorismo no Brasil só ganhou a importância que tem hoje porque o país teve um Presidente da República que criou um arcabouço de regulamentações e mecanismos protetivos, que construíram pilares para a edificação desses negócios em bases sólidas”, declarou. “Foi o presidente Lula quem criou o Simples Nacional, sancionou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, instituiu a figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI) e criou, mais recentemente, o Ministério do Empreendedorismo, dando ao tema a relevância de política de Estado.”

      Segundo Pedro Pessoa, coordenador de Relacionamento Governamental do Sebrae, os indicadores apresentados são resultado de uma construção coletiva e visam dar maior efetividade à política pública. “Fala de governança, de portfólio, de produtos e como trazer isso e implementar junto às instituições participantes. Quem quiser poderá aderir, participar da política e saber mais sobre como a gente vai apoiar. A estratégia traz um novo caráter, uma nova agenda para o setor”, afirmou.

      Os oito eixos da nova política:

      1.  Desburocratização, simplificação, desoneração, padronização e tratamento diferenciado
      2.  Mercado local, regional, nacional e internacional
      3.  Tecnologia, digitalização e inovação
      4.  Investimento, financiamento e crédito
      5.  Formação empreendedora e capacitação empresarial
      6.  Empreendedorismo individual
      7.  Competitividade e produtividade
      8.  Governança ambiental, social e corporativa

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: