iFood reúne empreendedores em Osasco para debater inovação e crescimento
Evento contou com palestras, workshops e networking para fortalecer pequenos negócios; 75% dos restaurantes na plataforma são micro e pequenos empresas
247 - O iFood realizou nesta segunda-feira (24) o evento iFood Empreenda Osasco, reunindo mais de 150 empreendedores e convidados na cidade paulista. A iniciativa, organizada em parceria com a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (SETIDE), o Sebrae-SP e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), teve como objetivo fomentar a inovação e o crescimento dos pequenos negócios na região.
“O iFood entende a relevância dos pequenos e médios negócios para o desenvolvimento local e para a economia do país, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento sustentável. Esses empreendedores se destacam pela inovação e resiliência e representam 75% dos restaurantes conectados à plataforma do iFood”, afirmou Guilherme Paiva, head de Políticas Públicas da empresa.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e especialistas do setor, como a deputada federal Adriana Ventura (NOVO-SP), a secretária municipal de Osasco, Talita Bottas, o gerente regional do Sebrae-SP, Luis Guilherme Guerra Sanches, e o diretor de marketing e inovação da Abrasel, Gabriel Pinheiro.
A deputada Adriana Ventura abordou o impacto da legislação no empreendedorismo e a necessidade de um ambiente favorável aos negócios. “Acredito em um Estado que preserve as liberdades individuais e incentive o empreendedorismo e a concorrência no livre mercado”, declarou.
Talita Bottas destacou a importância da parceria para impulsionar a economia local. “Estamos dedicados a construir um ecossistema de inovação mais robusto, que beneficiará toda a comunidade de Osasco. A inovação e o empreendedorismo são essenciais para o progresso da nossa cidade”, afirmou.
Para Luis Guilherme Guerra Sanches, do Sebrae-SP, a união de esforços entre o iFood, o Sebrae e a Prefeitura fortalece os pequenos negócios. “A expertise do iFood no setor de tecnologia e delivery, somada ao conhecimento do Sebrae em gestão empresarial, cria novas oportunidades e fortalece a economia local”, avaliou.
Já Gabriel Pinheiro, da Abrasel, ressaltou que a transformação digital é essencial para bares e restaurantes. “A nova economia exige agilidade, inovação e estratégia. Repensar modelos e adotar tecnologia são fundamentais para o crescimento do setor”, disse.
Além das palestras, o evento contou com rodas de conversa, workshops práticos e sessões de networking para capacitação dos empreendedores. Entre os temas abordados, destacaram-se inovação aplicada a produtos e serviços, escalabilidade e planejamento estratégico para restaurantes.
Impacto do iFood no mercado
O iFood conecta mais de 380 mil restaurantes em todo o país, sendo que 75% são pequenos e médios negócios. A plataforma possui mais de 55 milhões de clientes e registra 110 milhões de pedidos por mês. Segundo levantamento da Fipe, em 2023, a cadeia de negócios impactada pelo iFood gerou mais de 909 mil postos de trabalho diretos e indiretos, movimentando R$ 110 bilhões na economia brasileira, o equivalente a 0,55% do PIB nacional.
Preferências gastronômicas em Osasco
Dados da plataforma revelam que os lanches, incluindo o tradicional cachorro-quente da cidade, lideram os pedidos na região, seguidos pelas culinárias brasileira, pizza, japonesa e marmita. Em comparação com 2023, os segmentos que mais cresceram foram lanches (+19,15%), marmitas (+61,89%) e padarias (+56,85%).
Com iniciativas como o iFood Empreenda Osasco, a empresa busca fortalecer o ecossistema de pequenos negócios, oferecendo capacitação e ferramentas para impulsionar o crescimento dos empreendedores no setor de alimentação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: