Mães são maioria na hora de empreender
A maioria toma a decisão de empreender por necessidade, mas também para tentar conciliar a vida profissional com a vida familiar
TV Brasil - Oito em cada dez mulheres que decidem empreender tomam essa decisão depois de se tornarem mães. A maioria, por necessidade, mas também para tentar conciliar a vida profissional com a vida familiar.
O sonho da Alessandra era realizar o sonho das outras pessoas. Ela sempre gostou de organizar festas. Com o nascimento da filha, comemorou todos os primeiros 12 meses da neném, o chamado mesversário, quando isso nem estava na moda ainda.
Fazer o que ama para viver se tornou realidade e hoje ela trabalha com decoração e buffet de festas. Alessandra se enquadra no perfil das mulheres empresárias apontado na pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora.
O levantamento mostra que 77% das entrevistadas começaram a empreender depois da maternidade. 95% das empreendedoras acreditam que trabalhar e ter sua própria renda é um fator muito importante para que uma mulher seja independente.
Mas a pesquisa também revela as dificuldades das mulheres, principalmente financeiras. Seis em cada dez empreendedoras faturam até dois mil e quinhentos reais por mês. Dessas, 98% são das classes D e E, 82% são negras e 83% começaram a empreender por necessidade.
Do total de empreendedoras entrevistadas, menos da metade, ou 48%, são formalizadas. E 73% possuem dívidas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: