TV 247 logo
      HOME > Empreender

      Negócio Raiz abre inscrições para capacitação de microempreendedores do Norte e Nordeste

      Programa vai oferecer treinamentos presenciais e on-line para 1.000 jovens empreendedores da bioeconomia

      MEI - Microempreendedora Individual (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Negócio Raiz, iniciativa voltada ao fortalecimento do empreendedorismo na bioeconomia das regiões Norte e Nordeste, está com inscrições abertas para seu segundo ciclo de capacitação. O projeto, promovido pela Aliança Empreendedora com apoio da Youth Business International (YBI) e financiamento da Standard Chartered Foundation (SCF), faz parte do programa Futuremakers do Standard Chartered. Em 2024, a iniciativa beneficiou mais de 800 microempreendedores e, agora, pretende ampliar esse impacto em 2025.  

      Nesta nova fase, o programa oferecerá capacitação a 1.000 jovens empreendedores, combinando treinamentos presenciais e on-line. Das vagas disponíveis, 240 são para encontros presenciais em Ananindeua, Belém, Marituba e Moju (Pará), além de Salvador e Sobradinho (Bahia). Outros 760 participantes terão acesso à formação virtual via WhatsApp, utilizando metodologia exclusiva da Aliança Empreendedora.  

      "O empreendedorismo é uma ferramenta de transformação social e geração de renda, especialmente para jovens que encontram na bioeconomia uma forma sustentável de empreender. Nossa missão é oferecer uma capacitação acessível e prática, conectando esses empreendedores a oportunidades que possam fortalecer e expandir seus negócios", destaca Lina Maria Useche, cofundadora e Head de Relações Institucionais da Aliança Empreendedora.  

      As inscrições para os treinamentos presenciais seguem até 18 de maio, com aulas programadas para o mesmo mês. Já para os cursos on-line, os interessados podem se inscrever até 31 de maio, com turmas entre maio e junho. Os selecionados poderão avançar para uma fase de aceleração, que ocorrerá entre agosto e outubro, e oito empreendedores de destaque receberão um investimento financeiro ao final do processo. Além disso, esses participantes terão a oportunidade de integrar uma imersão e um evento especial em Belém, cidade-sede da COP30.  

      Quem pode participar  

      Podem se inscrever microempreendedores de 18 a 35 anos com negócios ativos, preferencialmente voltados à sociobioeconomia. Para os treinamentos on-line, é necessário residir em qualquer estado do Norte ou Nordeste. Já para os cursos presenciais, é preciso morar ou ter fácil acesso às cidades onde ocorrerão as atividades.  

      Os negócios elegíveis incluem a produção e venda de alimentos regionais como açaí, castanha, cacau e mel, além de artesanato com matérias-primas naturais, cosméticos e biojoias feitas com insumos da floresta, turismo de experiência e moda sustentável. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do projeto: www.negocioraiz.org.br.  

      Impacto da primeira edição  

      Em 2024, o Negócio Raiz capacitou 800 microempreendedores, muitos deles atuando na informalidade, mas com grande potencial de impacto na economia local. Foram sete turmas on-line pelo WhatsApp, beneficiando 630 participantes, além de oito turmas presenciais em cidades do Pará e da Paraíba. O projeto contou com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC), e das prefeituras paraibanas envolvidas. Ao final do ciclo, cinco empreendedores foram selecionados para uma imersão em São Paulo e receberam um incentivo financeiro de R$ 3 mil para investirem em seus negócios.  

      Com mais de 20 anos de atuação, a Aliança Empreendedora já apoiou mais de 250 mil microempreendedores em todo o Brasil. A organização foi reconhecida, em 2023, como a Melhor ONG de Geração de Renda do país. Seu trabalho foca na inclusão produtiva e no desenvolvimento econômico de comunidades por meio do empreendedorismo, conectando pequenos negócios a capacitações e oportunidades. Mais informações: www.aliancaempreendedora.org.br.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: