TV 247 logo
      HOME > Empreender

      Praias são destinos preferidos dos turistas brasileiros, aponta pesquisa

      Para a alta temporada de 2024, a projeção de faturamento do setor turístico é de impressionantes R$ 157,7 bilhões

      Litoral de João Pessoa (PB). (Foto: Secretaria de Turismo de João Pessoa)

      247 - Pé na areia, sol e mar. Esse é o desejo de um em cada três turistas brasileiros quando o assunto é viagem, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo e pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, relatado pela Agência Sebrae de Notícias. De acordo com o levantamento, destinos turísticos com praias são os preferidos de 35% dos brasileiros entrevistados. Na sequência, destacam-se as opções de ecoturismo e natureza, com 16%, seguidas por atrações culturais ou históricas (7%) e atividades de saúde e bem-estar (7%). Para a alta temporada de 2024, a projeção de faturamento do setor turístico é de impressionantes R$ 157,7 bilhões.

      O estudo ainda revela que seis em cada dez brasileiros (61%) realizam ao menos uma viagem de lazer por ano. Entre os principais fatores que influenciam a escolha do destino estão as belezas naturais (23%), o preço acessível (16%) e a possibilidade de reencontrar parentes e amigos (12%). Em relação às fontes de informação, quase metade dos entrevistados (47%) se utiliza das redes sociais para planejar suas viagens, seguidos pela opinião de amigos e familiares (37%) e sites e blogs especializados (22%).

      Com mais de 7,3 mil quilômetros de praias e seis biomas únicos, o Brasil se destaca como um destino turístico privilegiado. Além de oferecer paisagens deslumbrantes, o país proporciona experiências memoráveis para brasileiros e estrangeiros. Esses dados reforçam a importância do turismo, que, além de gerar empregos e oportunidades, também contribui para a inclusão social. Atualmente, o setor conta com 1,78 milhão de empresas, sendo que 97,4% delas são de pequenos negócios, como destaca Ana Clévia Guerreiro, analista de Turismo do Sebrae.

      "O turismo gera muitas oportunidades, empregos e inclusão. Nosso país é único, não só pelas suas praias, mas pela diversidade de biomas que oferece", afirma Ana Clévia, ressaltando a atuação do Sebrae no fortalecimento do setor. A instituição tem trabalhado ao lado de diversos segmentos do turismo por meio do Programa Agentes de Roteiro Turístico (ART), que já impactou mais de 18,2 mil pequenos negócios em 700 municípios, promovendo 283 roteiros turísticos e oferecendo 426 produtos.

      Além disso, o Sebrae também contribui para a internacionalização do turismo brasileiro por meio de uma parceria com a Embratur. Juntas, as instituições desenvolvem o projeto "Vitrine Visit Brasil", que tem como objetivo promover 100 experiências turísticas em 30 destinos estratégicos do Brasil. "O projeto não só atrai turistas estrangeiros, mas também prepara as pequenas empresas para proporcionar experiências inesquecíveis", explica Guerreiro. As ações incluem a participação de pequenos negócios em feiras internacionais, famtours e press trips, facilitando o acesso ao mercado global.

      O fortalecimento da imagem do Brasil no cenário internacional e o incentivo aos pequenos negócios do turismo têm sido fundamentais para expandir o potencial do setor, que segue em crescimento, impulsionado pela diversidade de suas atrações e pela hospitalidade do povo brasileiro.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: