TV 247 logo
    HOME > Empreender

    Taxa de empreendedorismo no Brasil atinge maior patamar em quatro anos, aponta pesquisa

    Para Décio Lima, presidente do Sebrae, o resultado é fruto de um ambiente regulatório mais favorável e de medidas governamentais que estruturaram o setor

    (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
    Aquiles Lins avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A taxa de empreendedorismo no Brasil alcançou o maior nível dos últimos quatro anos, passando de 31,6% para 33,4% em 2024. Os dados são do Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024), considerada a maior pesquisa sobre o tema no mundo. No Brasil, o estudo é realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe) e revela que 47 milhões de brasileiros estão envolvidos em algum tipo de negócio, incluindo os formais e informais.

    O crescimento foi impulsionado, sobretudo, pelo aumento na Taxa de Empreendedores Estabelecidos — aqueles com mais de 3,5 anos de operação —, que subiu de 8,7% em 2020 para 13,2% no ano passado. Com isso, o Brasil avançou duas posições no ranking global, passando da oitava para a sexta colocação, superando países como Reino Unido, Itália e Estados Unidos.

    Para Décio Lima, presidente do Sebrae, o resultado é fruto de um ambiente regulatório mais favorável e de medidas governamentais que estruturaram o setor. “Foi o presidente Lula quem criou o Simples Nacional, sancionou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, instituiu a figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI). Tudo isso, sem deixar de lado as conquistas já consolidadas, como o Sebrae, uma das poucas instituições do mundo, na sua especificidade, voltada unicamente para apoiar os cerca de 95% dos negócios brasileiros, que estão na categoria de micro e pequenas empresas e MEI”, destaca Lima.

    O presidente do Sebrae também atribui o avanço do empreendedorismo às bases sólidas construídas ao longo dos anos. “Isso se deve aos avanços da nossa economia, que está no rumo certo. O empreendedorismo no Brasil só ganhou a importância que tem hoje porque o país teve um Presidente da República que criou um arcabouço de regulamentações e mecanismos protetivos, que construíram pilares para a edificação desses negócios em bases sólidas”, ressalta.

    O levantamento do GEM 2024 também apontou um aumento na Taxa de “Empreendedorismo Total”, que inclui empreendedores em estágios iniciais (com até 3,5 anos de atividade), saltando de 30,1% para 33,4%. O estudo, que tem sido realizado desde 1999, envolve mais de 120 países. No Brasil, para a edição de 2024, foram entrevistados 2 mil adultos e 58 especialistas.

    O cenário atual reflete um fortalecimento do ecossistema de negócios no país, especialmente para os pequenos empreendedores. Com um ambiente regulatório mais estável e apoio institucional robusto, o Brasil se destaca no contexto internacional como um dos países mais dinâmicos para quem deseja empreender.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: