Turismo brasileiro cresce e amplia oportunidades para pequenos empreendedores
Setor registra aumento de 8,5% em fevereiro, com destaque para voos domésticos e internacionais, impulsionando pequenos negócios e geração de empregos
247 - O turismo no Brasil segue em ritmo acelerado de crescimento, consolidando-se como um dos setores mais dinâmicos da economia nacional. De acordo com dados do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mais de 9,6 milhões de passageiros se deslocaram em voos domésticos e internacionais em fevereiro de 2025, representando um aumento de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Destes, 7,2 milhões voaram dentro do país, marcando o melhor desempenho dos últimos cinco anos.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou o impacto positivo desse crescimento para a economia e a geração de empregos. "O turismo vem quebrando recordes no governo Lula. O Brasil está de volta ao protagonismo global, e os números mostram que o setor nunca cresceu tanto. Mais de 95% do setor turístico é formado por pequenos negócios, que agora, com este crescimento, passam a ter mais oportunidades, gerando mais emprego e renda", afirmou.
O cenário favorável reflete também no mercado internacional. Em fevereiro, mais de 2,3 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram em voos internacionais, um aumento de 13,5% em comparação ao mesmo mês de 2024. Para fomentar ainda mais essa tendência, o Sebrae e a Embratur estão à frente do projeto Vitrine Visit Brasil, que promove 100 experiências turísticas em 30 destinos estratégicos no país.
Apoio a pequenos negócios e experiências para turistas
Enquanto a Embratur divulga os destinos brasileiros no mercado internacional, o Sebrae capacita micro e pequenas empresas (MPE) para oferecerem experiências imersivas e de qualidade aos visitantes estrangeiros. O projeto permite que esses negócios tenham acesso ao mercado internacional por meio de participação em feiras no exterior, famtours e press trips.
O setor de turismo, inserido no segmento de Serviços, apresenta um leque de oportunidades para novos empreendimentos. O Sebrae aponta algumas áreas promissoras para quem deseja investir no setor:
- Guia de turismo: Os microempreendedores individuais (MEI) podem oferecer passeios em suas cidades e regiões vizinhas.
- Ecoturismo: Trilhas, pedaladas e atividades de aventura são opções rentáveis durante todo o ano.
- Esportes: Aulas de surf, stand up paddle e outros esportes aquáticos são boas alternativas para empreendedores no litoral.
- Recreação infantil: Colônias de férias e serviços de recreação em condomínios atraem a atenção de pais que desejam entreter as crianças.
- Hospedagem para animais: Oferecer hotelzinho e recreação para pets é uma opção em alta demanda.
- Gastronomia: Sucos, sanduíches e refeições congeladas atendem turistas que buscam praticidade.
- Moda: Vestuários e acessórios como óculos de sol e bijuterias têm espaço garantido entre os turistas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: