"Boric é um cavalo de Troia dos Estados Unidos que atrapalha a integração latino-americana", diz Breno Altman
Editor do Opera Mundi critica política externa de Boric e elogia o posicionamento do presidente Lula
247 – No último dia 24, o jornalista Breno Altman concedeu uma entrevista ao programa Bom Dia 247, na qual fez duras críticas à política externa do governo chileno liderado por Gabriel Boric. Altman, conhecido por suas análises políticas firmes, não poupou palavras ao descrever sua visão sobre o atual cenário político no Chile e as relações do país com os Estados Unidos. "Boric é um cavalo de Troia dos Estados Unidos, que atrapalha a integração latino-americana", disse ele.
Breno Altman também destacou o histórico político do Chile desde 1989, afirmando que o país tem sido governado por forças políticas alinhadas à direita ou por coalizões de centro-direita. Nesse contexto, o jornalista salientou que a coalizão de centro-direita está presente no governo de Gabriel Boric, sugerindo que essa continuidade política pode estar afetando suas decisões e posicionamentos na política externa.
Altman não economizou em suas críticas ao comportamento de Boric em relação a questões internacionais sensíveis. Segundo o jornalista, o presidente chileno mescla um comportamento infantil com um comportamento pusilânime. Ele apontou que Boric busca se apresentar como alguém confiável para os Estados Unidos, afastando-se, assim, do campo histórico da esquerda latino-americana, que é a luta contra o imperialismo.
Por outro lado, Breno Altman elogiou o posicionamento do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que condenou as atitudes infantis de Boric. "Boric precisa ser enfrentado quando tenta minar as posições históricas da esquerda latino-americana", disse ele. Assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: