TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    “Democratizamos o concurso público”, diz ministra Esther Dweck

    Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos destaca a diversidade e acessibilidade do Concurso Público Nacional Unificado

    (Foto: ABR)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, comentou sobre o resultado preliminar do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) em entrevista ao programa Bom Dia 247. De acordo com a ministra, cerca de 1 milhão de pessoas participaram do concurso, enquanto o número total de inscritos foi de 2,14 milhões, resultando em uma taxa de abstenção acima de 50%. Apesar do alto índice de abstenção, Dweck afirmou que os números estão dentro do esperado para concursos de grande porte.

    A ministra destacou a importância do novo modelo de prova para aumentar a representatividade no setor público. “A grande inovação foi fazer uma prova onde a gente pudesse ter as pessoas do Brasil inteiro fazendo a prova, para a gente conseguir aumentar a diversidade dentro do setor público brasileiro”, explicou Dweck. Ela ressaltou que o objetivo é garantir que os servidores públicos reflitam a sociedade brasileira em sua diversidade, o que, segundo ela, contribui para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes.

    Dweck também enfatizou as medidas adotadas para facilitar o acesso ao concurso, especialmente para candidatos de regiões mais distantes. “A ideia foi fazer então uma prova que pudesse chegar o mais perto possível das pessoas, principalmente para evitar o custo de deslocamento, o custo com as suas dificuldades. Às vezes, as pessoas tinham que dormir no local, isso acabava gerando um ônus, e muita gente não conseguia fazer a prova”, detalhou.

    Além disso, a ministra mencionou o esforço em tornar a participação no concurso mais acessível financeiramente. “A gente também ampliou as possibilidades de isenção na taxa, conseguimos colocar uma taxa baixa para aqueles que não têm isenção”, afirmou. Segundo Dweck, o novo formato foi bem recebido e a expectativa é que ele se torne um modelo para futuros concursos. “Foi um público gigantesco. A nossa avaliação é que foi uma ideia acertada. A gente tem muito interesse em fazer um novo concurso no ano que vem porque tivemos áreas que ainda não foram contempladas”, concluiu a ministra.

    A ministra reforçou que, com essas mudanças, o concurso público foi democratizado, permitindo uma maior participação de diversos segmentos da sociedade, refletindo um compromisso com a inclusão e a diversidade no serviço público.

    Assista: 

     

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados