“Há uma democracia imperfeita na Venezuela”, diz Fernando Horta
Historiador analisa situação política venezuelana e postura do governo brasileiro
247 - Em entrevista ao programa Brasil Agora, da TV 247, o historiador Fernando Horta fez uma análise sobre a situação política na Venezuela após as recentes eleições presidenciais. Horta destacou que, apesar das controvérsias, não considera Nicolás Maduro um ditador. "Há uma democracia imperfeita na Venezuela", afirmou.
Horta comentou a postura do governo brasileiro em relação ao processo eleitoral venezuelano. "O governo brasileiro está correto. O Brasil e o presidente Lula vão reconhecer o processo e não o resultado", disse, sublinhando a necessidade de uma análise detalhada dos procedimentos eleitorais.
Sobre a vitória de Maduro, Horta afirmou: "Acredito que Maduro venceu as eleições, mas ele precisa demonstrar". Ele enfatizou a importância de abordar a situação com menos emoção e mais racionalidade: "Precisamos ter menos paixão e mais cuidado".
O historiador também criticou a oposição venezuelana, destacando a figura de Maria Corina. "Maria Corina é uma ultraliberal, a serviço de interesses estrangeiros. É de extrema-direita sim", declarou.
Horta ressaltou a participação ativa da população venezuelana na política do país. "O povo na Venezuela é mais politizado, lá a política é discutida casa a casa", observou.
Comentando sobre a postura dos Estados Unidos, Horta mencionou a possibilidade de reconhecimento da vitória de Maduro caso haja concessões econômicas. "Os Estados Unidos podem reconhecer a vitória do Maduro se ele abrir espaço para as petroleiras", concluiu.
Assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: