TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    "Militares davam aulas para parlamentares na CPI", diz Soraya Thronicke

    Senadora relata instruções antes de sessões e critica postura de parlamentares durante investigação

    (Foto: Fiesp | Bruno Spada / Câmara dos Deputadas | ABR)
    Dafne Ashton avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Em entrevista ao programa Bom Dia 247, a senadora Soraya Thronicke (União-MS) fez revelações sobre os bastidores da CPI da Pandemia e a CPMI do Golpe. Segundo ela, reuniões prévias eram realizadas entre integrantes do governo e parlamentares para coordenar estratégias antes das sessões. "Militares davam aulas para parlamentares", afirmou a senadora.

    Soraya relatou ter participado de algumas dessas reuniões, mencionando especificamente o ex-ministro Eduardo Pazuello e o ex-deputado Osmar Terra e Onyx Lorenzoni. "Cheguei quando a reunião já estava começando, todos sentados, e fiquei chocada ao ver como eles estavam sendo instruídos sobre o que dizer, como falar de cloroquina e outras pautas. Eu levantei no meio da reunião e disse: 'Para mim, não dá'", afirmou.

    Segundo a senadora, embora o encontro pudesse ser considerado parte da estratégia política, as orientações iam além das reuniões administrativas comuns. "Levavam materiais, davam aulas para parlamentares. Não vejo ilegalidade em se reunirem, mas ali era algo bem programado. Era para instruir mesmo: ‘Tem que falar isso, isso e isso’.”

    Reuniões na CPMI do Golpe

    Ao comentar a CPMI do Golpe, Soraya disse que não foi convidada para reuniões semelhantes. "Eu fui a autora da proposta de criação da CPI do Golpe, que acabou virando uma CPMI. Se tivesse sido apenas no Senado, teria sido mais pragmática, assertiva e sem tantas investidas hostis, especialmente contra mulheres", avaliou.

    Soraya também mencionou dificuldades para aprovar requerimentos e convocar testemunhas durante a CPMI. "Fizemos inúmeros requerimentos que eram engavetados pelo presidente da comissão. Tentamos convocar o almirante Flávio Rocha várias vezes, mas nunca conseguimos. Eles não colocavam para votação.” Assista: 

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados