Professor Jean François vê possível impeachment como oportunidade de revelar a verdadeira face de Macron
Cientista político comenta sobre as turbulências políticas e o futuro incerto do governo francês
247 - A presidência da França revelou os integrantes do novo governo do país neste sábado, 21, mais de dois meses após as eleições que resultaram num Parlamento dividido. O primeiro-ministro conservador, Michel Barnier, montou um gabinete de centro-direita depois de semanas de negociações, e o presidente Emmanuel Macron aprovou, conforme já havia previsto o professor e doutor em Ciências Políticas, Jean Francois Deluchey (UFPA).
A escolha se dá após as eleições gerais antecipadas, e em consequência da dissolução da Assembleia Nacional pelo presidente Emmanuel Macron, que não conseguiu produzir uma maioria absoluta entre os deputados. O resultado são manifestações convocadas pela esquerda em toda a França para contestar a legitimidade do novo governo do premiê Michel Barnier.
François é doutor em Ciência Política/Políticas Públicas pela Universidade da Sorbonne Nouvelle (Paris 3); professor associado da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Conselheiro eleito dos Franceses residentes no Brasil, Guyana e Suriname desde 2014. Vice-presidente da Comissão das Leis, Regulamentos e Assuntos Consulares da Assembleia dos Franceses do Exterior (AFE) desde 2021 e ex-candidato ao Senado francês, pelo França Insubmissa, o partido de Jean-Luc Mélenchon.
A TV 247 conversou com o professor perguntando: antecipar as eleições de forma atabalhoada levou Emmanuel Macron à atual situação? Qual a perspectiva para o momento atual? Macron poderá cair por impeachment?
Assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: