HOME > Entrevistas

“Sem um plano de defesa civil chegaremos ao caos”, diz Rualdo Menegat

Geólogo gaúcho, Rualdo Menegat explica com clareza as causas e efeitos das inundações no Sul do país

(Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini | UFRGS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247- O geólogo e pesquisador da UFRGS, coordenador do Atlas Ambiental de Porto Alegre, Rualdo Menegat, esclareceu, em conversa no programa Mario Vitor e Regina Zappa, na TV 247, todos os fatos em torno das inundações no Rio Grande do Sul para se entender como se produz uma catástrofe.

“Não tivemos plano de evacuação, nem um sistema de alerta, nem um desenrolar competente que mostrasse à população confiança. O que vimos foi a reação heroica do socorrismo, mas não podemos contar apenas com a ação do socorro. O plano de defesa civil não deixa chegar a esse ponto. Sem um plano de defesa civil chegaremos ao caos”, disse o geólogo.

Menegat discutiu elementos-chave que, segundo ele, são fundamentais para compreender as causas e as deficiências que contribuíram para a situação: a emergência climática global devido ao aquecimento do planeta, as características geográficas da região, incluindo a localização de Porto Alegre e outras cidades afetadas pelas mudanças nos ciclos hídricos, o desmatamento e a má gestão do território, que resultam na degradação do solo e na perda da funcionalidade dos ecossistemas, o sucateamento e a privatização dos equipamentos de infraestrutura do Estado para proteção e defesa, juntamente com a demissão em massa de funcionários preparados, e a falta de uma educação abrangente e cidadã para ajudar as pessoas a entenderem os desafios iminentes.

Assista:

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados