“Temos que ganhar corações e mentes para um projeto de futuro”, afirma José Genoino
O ex-deputado dedica-se agora à militância corpo a corpo pela formação política da população, sem postular cargos ou votos
247 – Ao participar do programa Mario Vitor e Regina Zappa, na TV 247, para falar do livro “José Genoino - Uma Vida Entrevista", o ex-deputado disse que o livro reflete os aspectos importantes da sua vida. “Fala daquilo que foi essencial na minha militância política, mas também sobre o que estou vivendo hoje: uma militância política socialista, de esquerda, petista, sem querer cargo, nem voto. Estou trabalhando na mobilização popular, na formação política das pessoas, contra essa ordem política que está aí.”
Para Genoino, a esquerda precisa se mexer, não pode ficar na mesmice burocrática. Tem que falar de ideal, de sonho, de utopia. “A esquerda não está bem, nem no Brasil, nem no mundo, e estou engajado na discussão de uma nova subjetividade revolucionária, que recoloque os valores do socialismo libertário, democrático, humanista, pluralista.”
“Em algum momento a esquerda se transformou em algo imediatista e não em algo de emancipação. Não consigo viver sem utopia e sonhos.”
Ao mesmo tempo, Genoino confirmou que defende uma governabilidade tensionada, em que é preciso pressionar o governo, aquele que ele elegeu e defende, a seguir por melhores caminhos. “Temos que começar tensionando e polarizando, para depois negociar”, afirmou.
Assista à íntegra da entrevista, em que Genoino fala do livro – de autoria de Salvio Kotter e Nicodemus Sena – da sua trajetória, militância atual e esperança para o Brasil, sem ódio no coração, mas sem esquecer das injustiças que sofreu:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: