HOME > Entrevistas

“Tenho certeza, se tem alguém nesse país que sabe indicar presidente do BC é Lula”, diz Padilha

O ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha enfatizou que o presidente Lula “já mostrou nos seus dois governos que sabe indicar"

O presidente Lula e o ministro Alexandre Padilha (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em entrevista ao programa Brasil Agora, da TV 247, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, destacou sua confiança na capacidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de escolher o presidente do Banco Central, que vai substituir Roberto Campos Neto, que fica no cargo até 31 de dezembro deste ano.

Padilha afirmou com convicção que Lula possui uma habilidade comprovada para fazer indicações assertivas para cargos cruciais no sistema financeiro do país.

“Uma coisa eu tenho certeza, se tem alguém nesse país que sabe escolher presidente do Banco Central, é o presidente Lula. Então, vai sair da indicação dele alguém correto, adequado, que respeita o rito do cargo, respeita a liturgia do cargo. A lei que estabeleceu essa forma de mandato no Banco Central é uma lei que estabelece quatro objetivos para o Banco Central: controle da inflação, a efetividade do sistema financeiro, tomar decisões que suavizem qualquer oscilação da atividade econômica e fomentar o plano de emprego”, enfatizou.

Padilha destacou que a confiança em Lula não é infundada, pois nos dois mandatos anteriores, Lula demonstrou competência em suas escolhas para a presidência e diretoria do Banco Central, conduzindo o país em meio a um cenário econômico desafiador e mantendo o equilíbrio entre as diversas responsabilidades que o cargo exige.

“Então, tenho certeza absoluta que o presidente Lula, que já mostrou nos seus dois governos que sabe indicar presidente e diretor do Banco Central, que já mostrou nesse governo também que sabe ter indicação com qualidade quando pode indicar, vai indicar um presidente do Banco Central e outros diretores que ainda cabem a ele indicar, da mais alta qualidade”, frisou.

O ministro ainda reiterou que a decisão final sobre quem será o novo presidente do Banco Central ainda não foi revelada e que o tempo para tal escolha pertence exclusivamente ao presidente.

“O tempo aí é o tempo do presidente. Nas conversas que nós temos com uma certa frequência, ele nunca falou ‘vou indicar fulano de tal’. Isso é o tempo que ele vai definir, mas tenho certeza, se tem alguém nesse país que sabe indicar presidente e diretor do Banco Central, é o presidente Lula, que vai mostrar mais uma vez que é possível fazer um governo que combine responsabilidade social e agora responsabilidade socioambiental com responsabilidade fiscal no país.”

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados