"Uma eventual eleição de Kamala Harris facilitará a prisão de Bolsonaro", diz Fernando Horta
Para o historiador, a candidata do Partido Democrata também combate a extrema direita internacional
247 – Em recente entrevista ao Programa Brasil Agora, da TV 247, o historiador Fernando Horta ofereceu uma análise detalhada sobre a situação política do ex-presidente Jair Bolsonaro e as possíveis repercussões das eleições norte-americanas no Brasil. Horta foi categórico ao afirmar que a eleição de Kamala Harris como presidente dos Estados Unidos facilitaria a prisão de Bolsonaro. Segundo ele, "uma eventual eleição de Kamala Harris facilita muito a prisão de Jair Bolsonaro".
Horta explicou que o atentado a Donald Trump, que resultou na morte da candidatura de Joe Biden, mudou drasticamente o cenário político nos Estados Unidos. "O sistema econômico parece agora estar se unindo em torno de Kamala Harris", observou. Para ele, a falta de habilidade de Trump em se vitimizar após o atentado foi um ponto crucial: "Trump não conseguiu se vitimizar", comentou Horta.
O historiador ressaltou que a eleição americana será decidida nos detalhes, mas que para o Brasil a diferença é significativa. "Para o Brasil faz muita diferença e Kamala Harris causará muito menos danos ao Brasil do que Donald Trump", afirmou. Ele destacou ainda que Harris está enfrentando figuras tóxicas da extrema-direita no mundo, o que incluiria Bolsonaro. "Kamala verá em Bolsonaro um micro-Trump", disse Horta, sugerindo que a postura de Harris em relação à extrema-direita global poderia impactar diretamente o futuro político de Bolsonaro.
Horta relembrou que, há uma semana, logo após o atentado contra Trump, ele havia afirmado que Bolsonaro não seria preso caso Trump fosse eleito. Na entrevista, ele enfatizou que "o STF dificilmente prenderia um aliado de Donald Trump, caso o republicano se elegesse". A situação, com Kamala Harris na dianteira, muda drasticamente também para Bolsonaro. Assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: