Barrar o racismo exige a participação ativa de pessoas brancas, diz psicólogo esportivo sobre o caso Vini Jr.
"O posicionamento dos jogadores negros é importantíssimo, porém, não deve parar somente neles", afirmou o analista José Vitor Capello Rezende
247 - Psicólogo esportivo e especialista em DE&I da Condurú Consultoria, José Vitor Capello Rezende lamentou a falta de efetivas de combate ao racismo no futebol. O analista comentou os ataques racistas contra o jogador do Real Madrid Vini Jr nesse domingo (21) na partida contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol.
"Barrar o racismo exige coragem, intenção e a participação ativa de pessoas brancas se colocando como aliadas e não como protagonistas da luta", disse. "O posicionamento dos jogadores negros é importantíssimo, porém, não deve parar somente neles. Precisamos chegar em outros companheiros de equipe, nas instituições e nos patrocinadores. Não basta apenas sustentar um discurso pontual ou condenar os racistas nas redes sociais", acrescentou.
De acordo com o psicólogo, "o esporte, e o futebol de maneira especial, tem um enorme potencial transformador na sociedade". "Isso fica claro quando vemos tantas e tantas crianças, em todas as partes do mundo, com uma bola no pé sonhando em se tornar um jogador como Neymar, Ronaldinho e Vinícius Júnior, que, aliás, é um exemplo de craque dentro do campo e fora dele, uma verdadeira referência na luta pelos direito dos negros", disse.
Dirigentes do Valencia, que venceu o jogo por 1 a 0, prometeram banir os torcedores responsáveis pelas ofensas racistas, que também foram criticadas pelo técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: