TV 247 logo
    HOME > Esporte

    Favorito para a Bola de Ouro, Vinícius Jr. pode quebrar jejum de 17 anos para o Brasil

    Atacante do Real Madrid e da Seleção é o principal nome da temporada e tenta repetir feito de Kaká em 2007

    Vini Jr. (Foto: Pablo Morano/Reuters)

    247 - Grande favorito à Bola de Ouro, Vinícius Jr. pode se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio em 17 anos. A cerimônia de entrega acontece nesta segunda-feira (28), às 16h (horário de Brasília), no renomado Théâtre du Châtelet, em Paris, segundo o Metrópoles. Se confirmado o favoritismo, o atacante do Real Madrid será o primeiro brasileiro desde Kaká, em 2007, a levar a honraria concedida pela revista France Football, encerrando uma longa hegemonia de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

    Aos 23 anos, Vini Jr. brilhou na temporada de 2023/24. Mesmo enfrentando uma lesão que o afastou dos gramados por quase dois meses, acumulou 24 gols e nove assistências em 39 jogos, com uma impressionante média de 0,84 contribuição a gol por partida. Esses números destacam a consistência e o impacto de Vinícius, tanto no Real Madrid quanto na Seleção Brasileira, ao longo de um ano marcado pela disputa intensa nos principais campeonatos europeus.

    A última temporada foi emblemática para o atacante, que foi eleito o melhor jogador da Champions League, torneio em que também se sagrou campeão com o Real Madrid. Com participações decisivas em 48% dos gols da equipe, Vini Jr. consolidou-se como peça-chave na trajetória de conquistas do clube espanhol, com 26 gols e 11 assistências ao longo de 49 partidas.

    Além dos números impressionantes, Vinícius Jr. foi protagonista em momentos cruciais, como o hat-trick no clássico contra o Barcelona, que garantiu o título da Supercopa da Espanha ao Real Madrid, e os dois gols na semifinal da Champions contra o Bayern de Munique. Ele também deixou sua marca na grande final, ao balançar as redes contra o Borussia Dortmund.

    O legado dos brasileiros na Bola de Ouro - Se eleito, Vinícius Jr. entrará para o seleto grupo de brasileiros que conquistaram a Bola de Ouro, junto a ícones como Ronaldo, que venceu o prêmio em 1997 e 2002, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Esta seria a sexta vez que um brasileiro recebe o título de melhor jogador do mundo pela France Football.

    Além dos campos: a luta de Vinícius Jr. contra o racismo - Vinícius Jr. também se destacou fora das quatro linhas. Vítima de insultos racistas, o atacante tem usado sua voz para lutar contra o preconceito, posicionando-se como um símbolo de resistência no futebol. Em reconhecimento à sua atuação social, recebeu em 2023 o prêmio Sócrates, também concedido pela France Football, que celebra iniciativas sociais no esporte.

    O brasileiro é um dos poucos jogadores negros a figurar entre os finalistas da Bola de Ouro nos últimos anos, o que reforça a importância de sua vitória para a representatividade. Desde que Ronaldinho Gaúcho foi eleito o melhor do mundo em 2005, nenhum outro jogador negro conquistou o troféu, um cenário que Vinícius pode ajudar a mudar.

    Com uma trajetória que une excelência esportiva e ativismo social, Vinícius Jr. desponta como favorito e carrega as esperanças de milhões de brasileiros para trazer o prêmio de volta ao país e dar continuidade ao legado de grandes craques nacionais.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados