HOME > Esporte

Fifa anuncia abertura de investigação sobre canto racista de jogadores argentinos contra França

“Jogam pela França mas vêm de Angola”, diz um trecho da música

(Foto: Arnd Wiegmann)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Fifa anunciou nesta quarta-feira (17) a abertura de uma investigação sobre o canto racista entoado pelos jogadores argentinos contra a seleção francesa nas comemorações da conquista da Copa América, informa O Globo. O cântico foi transmitido em vídeo ao vivo pelo meia Enzo Fernández, o que fez com que o Chelsea, seu clube, abrisse um processo disciplinar contra o argentino.

"A Fifa tomou conhecimento de um vídeo que circula nas redes sociais e o incidente é objeto de uma investigação", afirmou a entidade em um comunicado. A Fifa condena com veemência qualquer forma de discriminação, por parte de qualquer pessoa, incluindo jogadores, torcedores e dirigentes", diz o comunicado.

A música racista foi criada por torcedores argentinos e entoada já na Copa do Mundo de 2022 para atacar jogadores da seleção francesa. A letra tem frases como “jogam pela França mas vêm de Angola”, e "sua mãe é nigeriana seu pai é camaronês, mas no documento tem nacionalidade francesa", sobre o atacante Kylian Mbappé.

Na última terça-feira (16) a Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou que levaria o caso à Fifa e apresentaria uma denúncia na Justiça. Jogadores da seleção francesa também se manifestaram. "Futebol em 2024: racismo desinibido", escreveu o zagueiro Wesley Fofana. Jogadores franceses que são companheiros de Enzo Fernández no Chelsea, como o próprio Fofana, o atacante Nkunku, o lateral Malo Gusto, e os zagueiros Disasi e Badiashile pararam de seguir o argentino nas redes sociais.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados