Fifa: governo da Arábia Saudita não será pressionado a liberar bebidas alcoólicas na Copa de 2034
Veja a relação próxima entre os sauditas e a entidade máxima do futebol
247 - Torcedores de futebol serão proibidos de consumir álcool nos estádios durante a Copa do Mundo de 2034, na Arábia Saudita. Diferentemente de muitos outros países muçulmanos, as vendas de álcool são proibidas até mesmo em hotéis de luxo no país asiático. Interlocutores da Fifa afirmaram que não há planos de pressionar o governo saudita a flexibilizar a legislação, conforme noticiado pelo jornal The Guardian.
O álcool foi banido no país pelo Rei Ibn Saud em 1952. Atualmente, o governo saudita mantém uma relação extremamente próxima com a Fifa. A empresa estatal de petróleo Aramco paga £ 320 milhões à entidade futebolística sediada na Suíça como parte de um contrato de patrocínio de quatro anos. O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita também está prestes a investir na empresa de streaming Dazn, que pagou £ 800 milhões pelos direitos globais de transmissão do Mundial de Clubes.
Outro país asiático, o Catar, havia aceitado a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa do Mundo de 2022. No entanto, a família governante Al-Thani cancelou o plano dois dias antes do início do campeonato. Como consequência, a Fifa teve um prejuízo estimado em cerca de £ 40 milhões, pois dezenas de milhares de barris de Budweiser foram removidos dos estádios. O órgão máximo do futebol mundial teve que pagar uma compensação à patrocinadora AB InBev, proprietária da Budweiser.
A parceria comercial entre AB InBev e a Fifa começou em 1986 e segue válida até a Copa do Mundo de 2026. A empresa também concordou em patrocinar o Mundial de Clubes de 2025 e, durante as negociações, solicitou esclarecimentos sobre os planos da Fifa para 2034.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: