Imane Khelif, campeã olímpica da Argélia, apoia causa palestina (vídeo)
Atletas olímpicos e a população de Paris levantaram a bandeira palestina nos Jogos Olímpicos
247 - A boxeadora argelina Imane Khelif, ouro nas Olimpíadas de Paris, é uma apoiadora da causa palestina.
Em vídeo divulgado pela Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal-BR) na rede social X (antigo Twitter), Khelif aparece com um keffiyeh, representando a luta do povo palestino contra o genocídio e a ocupação israelense.
"Boxeadora argelina Imane Khelif usa bandeira da Palestina após levar o ouro nas Olimpíadas de Paris", diz a postagem da Fepal.
Khelif, colocada no centro de uma disputa em torno de seu gênero nos Jogos de Paris, venceu a chinesa Yang Liu para conquistar a medalha de ouro no peso meio-médio de maneira dominante, levando seus torcedores ao delírio na última sexta-feira (9).
Khelif, que venceu por decisão unânime, é a primeira mulher argelina a conquistar um título olímpico no boxe -- o boxe feminino está nas Olimpíadas desde Londres 2012.
Durante os jogos, diversas demonstrações de apoio à causa palestina ocorreram. Manifestantes nas ruas de Paris mostraram solidariedade no sábado com a Palestina durante uma competição olímpica de ciclismo de estrada. À medida que os ciclistas passavam pelo 20º arrondissement de Paris, os manifestantes exibiam bandeiras palestinas e alguns usavam keffiyehs e lenços. Os manifestantes vestindo camisetas com as cores da bandeira palestina gritavam: “Palestina Livre”.
Os oito atletas olímpicos palestinos foram recebidos com o rugido da multidão e presentes de comida e rosas ao chegarem a Paris.
O mundo se reuniu em Paris em meio a uma convulsão política global, múltiplas guerras, migração histórica e uma crise climática cada vez mais grave, questões que dominaram as conversas nos Jogos Olímpicos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: