Ministério do Esporte ressalta que responsabilidade pelo uniforme dos atletas é do Comitê Olímpico
A pasta reforçou que o apoio do Mesp ocorre através da Bolsa Atleta
247 – Em meio às críticas direcionadas ao kit de uniformes fornecidos aos atletas brasileiros para as Olimpíadas de 2024, o Ministério do Esporte (Mesp) afirmou na segunda-feira (22) que a responsabilidade pelos itens é do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
“O Comitê Olímpico do Brasil (COB) provê as roupas de viagens, desfile, cerimônia de abertura e dia a dia na Vila Olímpica para todos os atletas brasileiros”, informou o Mesp em nota publicada na rede social X. “O COB também oferece os uniformes de treinos e competições das delegações de boxe, remo, levantamento de peso, tiro com arco, pentatlo moderno e canoagem. Já as vestimentas das demais modalidades ficam a cargo das confederações de cada esporte”.
Em publicação, a pasta ainda reforçou que o apoio do Mesp ocorre através da Bolsa Atleta, um programa contínuo de apoio financeiro mensal. De acordo com o ministério, 88% dos 276 atletas classificados estão sendo beneficiados pela medida este ano.
“Somente em 2024, são mais de 9 mil esportistas beneficiados pelo Governo Federal”, declarou. “O Ministério reitera que se mantém comprometido em apoiar e promover o desenvolvimento esportivo e a participação dos atletas brasileiros, concentrando suas principais ações em áreas diretamente ligadas ao incentivo e ao suporte ao esporte nacional”.
O atleta do decatlo José Fernando Ferreira foi um dos primeiros a falar abertamente sobre o material. Em postagem na mesma plataforma, ele afirmou que precisará investir o próprio dinheiro na compra de equipamentos para os jogos olímpicos, uma vez que os itens recebidos são insuficientes.
"Assim que acabar as provas do primeiro dia, irei voltar pra vila e lavar logo meu material, ou competir com sujo", escreveu.
Confira na íntegra a nota do Mesp:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: