Morre atleta brasileira que estava internada com leptospirose (vídeo)
A família de Luisa Giampaoli deu sinais de que pretende ir à Justiça com o objetivo de punir médicos envolvidos no tratamento dela
247 - Campeã e recordista da Meia Maratona Internacional de Florianópolis em 2023, a atleta Luisa Giampaoli, 29 anos, morreu nesta sexta-feira (26) após ficar internada em estado grave com quadro de leptospirose, no Hospital Universitário São Francisco de Paula. O marido Eduardo Schmi divulgou a informação no Instagram.
Os casos de leptospirose aumentaram no Rio Grande do Sul, onde mais de 470 dos 497 municípios gaúchos tiveram problemas por causa das enchentes no primeiro semestre. O estado registrou mais de 6,5 mil casos notificados da doença (sendo 546 confirmados), mais de 3,8 mil em investigação e 25 mortes por leptospirose, informou a Secretaria de Saúde do estado. A doença é transmitida pelo contato direto ou indireto com a urina de animais, especialmente ratos.
"[Ela] acabou de falecer. Quero Justiça, que o Brasil todo saiba que negligenciaram com ela. Não fizeram o que tinha de ser feito. Não pode ficar impune (...) Desculpa o desabafo, mas dói demais. Muito", afirmou.
Em nota enviada ao Portal Uol, o Hospital Universitário São Francisco de Paula confirmou o óbito, mas não informou a causa da morte. "O prontuário médico é um documento sigiloso do paciente (....) Demais, a família é possuidora do atestado de óbito com a causa do falecimento".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: