Rio Grande do Sul: 124 casos de leptospirose são confirmados no estado
Quatro mortes pela doença também já foram confirmadas e outros 10 óbitos estão em investigação
247 – A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta segunda-feira (27) 124 casos de leptospirose desde o início das enchentes que atingem o estado gaúcho. Ao todo, quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outros 10 óbitos ainda estão sendo investigados.
De acordo com o balanço divulgado pelo órgão, 1.380 casos foram notificados, dos quais 542 foram descartados através de exames laboratoriais e 714 seguem em investigação. A doença, causada pela bactéria Leptospira e presente na urina de roedores, pode ser contraída através do contato com a água contaminada das enchentes.
Entre os sintomas comuns da doença estão febre igual ou superior a 38°C, dor de cabeça, dor na região lombar ou na panturrilha e conjuntivite. Já os sinais de agravamento da leptospirose são tosse, insuficiência renal e hemorragias.
O Ministério da Saúde recomenda que os casos suspeitos da doença no Rio Grande do Sul recebam tratamento imediato. (Com informações de UOL).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: