Polícia espanhola prende torcedores suspeitos de comandar campanha de ódio contra Vini Jr.
Em um comunicado, as autoridades disseram que “os quatro principais responsáveis por uma campanha de ódio contra um jogador de futebol foram presos”
247 - A polícia espanhola anunciou nesta quinta-feira (24) a prisão de quatro torcedores do Atlético de Madrid, acusados de racismo contra o jogador do Real Madrid, Vinícius Júnior. Segundo a CNN, os torcedores detidos foram acusados de crimes de ódio em relação ao jogador, especialmente antes do jogo que aconteceu no dia 29 de setembro, que terminou em um empate de 1 a 1.
Em um comunicado, as autoridades afirmaram que “os quatro principais responsáveis por uma campanha de ódio contra um jogador de futebol foram presos”. A investigação começou após três denúncias apresentadas pela La Liga, que indicaram que os torcedores incitaram outros a proferir insultos racistas durante o jogo, utilizando as redes sociais para organizar a ação.
Os presos, com idades entre 25 e 26 anos, foram detidos entre 14 e 15 de outubro, mas a divulgação das prisões foi feita apenas recentemente. Antes do dérbi, a liga já havia anunciado que solicitariam a prisão de indivíduos envolvidos em atos de racismo, demonstrando um esforço contínuo para combater a discriminação no futebol espanhol.
Um aspecto alarmante dessa situação é a campanha promovida por torcedores que incentivaram o uso de máscaras no estádio, com o intuito de esconder suas identidades enquanto insultavam Vinícius Júnior. A justiça espanhola, junto com representantes do futebol, tem trabalhado para condenar esses ataques, reforçando a mensagem de que comportamentos racistas não serão tolerados.
A história de Vinícius Júnior em relação ao racismo no futebol não é nova. Em janeiro de 2023, um boneco enforcado que representava o jogador foi pendurado em uma ponte por torcedores do Atlético, um ato que gerou revolta e repúdio em toda a sociedade.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: