TV 247 logo
    HOME > Esporte

    Quem é Beatriz Souza, brasileira campeã olímpica no judô

    Apesar de estreante nas Olimpíadas, a judoca tem uma carreira marcada por conquistas notáveis

    Beatriz Souza (Foto: Reuters/Arlette Bashizi )

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Nesta sexta-feira (2), o Brasil celebra a conquista de sua primeira medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris. A judoca Beatriz Souza, na categoria acima de 78 kg, derrotou a israelense Raz Hershko, alcançando o topo do pódio e marcando seu nome na história do esporte. A vitória na final reforça o domínio de Bia sobre Hershko, adversária que já derrotara em quatro ocasiões anteriores. Na semifinal, Beatriz também superou a francesa Romane Dicko, atual número 1 do mundo.

    Nascida em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, Beatriz começou sua jornada no judô aos sete anos, inspirada ao assistir um treino, relata reportagem do SBT News. Filha única entre três irmãs a seguir os passos do pai judoca, Poscedonio José de Souza Neto, Bia teve como primeiro mestre Wagner Silva, da Associação Budokan de Peruíbe.

    Determinada a alcançar novos patamares, aos 15 anos, Bia se mudou para São Paulo, onde conciliava os estudos com intensos treinos diários. Sua dedicação e talento a levaram a disputar uma vaga nos Jogos de Tóquio 2020, realizados em 2021 devido à pandemia de Covid-19. Apesar de não ser escolhida para competir naquela ocasião, sua trajetória não foi em vão. Maria Suelen Altheman, que foi a representante brasileira em Tóquio, tornou-se uma das treinadoras de Bia no ciclo olímpico de Paris,.

    A carreira de Bia Souza é marcada por conquistas notáveis. Ela possui três medalhas em Mundiais de Judô (duas de bronze e uma de prata), cinco títulos Pan-Americanos e 24 medalhas em Copas do Mundo, incluindo 17 no World Judô Tour, com quatro vitórias. Em 2023, brilhou ao conquistar o ouro no Grand Slam de Baku e no Grand Prix de Linz, na Áustria. Reconhecendo seu talento e contribuição ao esporte, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) a elegeu a melhor judoca do país em 2023.

    Com carisma, confiança e uma personalidade cativante, Bia já defendeu o Palmeiras e atualmente representa o Esporte Clube Pinheiros, além de ser atleta militar.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados