11 deputados candidatos não têm nenhum alinhamento com pauta ambiental, aponta estudo
Instituto Democracia e Sustentabilidade revela baixo comprometimento de parlamentares com propostas sustentáveis nas eleições municipais
247 - Um levantamento divulgado nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) revelou que 11 deputados federais que concorrem aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador têm 0% de alinhamento com a pauta ambiental. Esses parlamentares foram analisados pela ferramenta Farol Verde, que monitora o posicionamento de deputados e senadores em propostas legislativas relacionadas à sustentabilidade, destaca a reportagem do Congresso em Foco. Além disso, outros oito candidatos apresentaram índice de convergência ambiental inferior a 10%.
O índice, chamado de Índice de Convergência Ambiental Total (ICAt), foi calculado com base nos votos em 108 propostas no Congresso Nacional entre 2023 e 2024, sendo 78 consideradas benéficas e 30 prejudiciais ao meio ambiente. O Partido Liberal (PL) se destacou negativamente, com oito de seus 19 deputados candidatos à eleição municipal com ICAt abaixo de 10%, incluindo nomes em cidades de relevância ambiental, como Éder Mauro (PL-PA), que disputa a prefeitura de Belém, cidade que sediará a COP30, e Alberto Neto (PL-AM), que concorre à prefeitura de Manaus, capital da Amazônia.
Outros partidos também figuram entre os mais desalinhados com a agenda ambiental, como o MDB e Republicanos, com três candidatos cada. Contudo, o estudo também ressalta parlamentares que se destacam positivamente, como a deputada Duda Salabert (PDT-MG), com 93,75% de ICAt, que concorre à prefeitura de Belo Horizonte e é uma das principais defensoras da pauta ambiental entre os candidatos.
Na outra ponta, apenas seis candidatos na Câmara contam com alinhamento superior a 90%:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: