China prepara lançamento da nave tripulada Shenzhou-16 nesta terça-feira
A jornada de três taikonautas pioneiros na estação espacial chinesa
247 - A China revelou seus membros da tripulação para a missão espacial Shenzhou-16 na segunda-feira, com os astronautas se encontrando com a imprensa um dia antes de seu lançamento programado.
Os taikonautas Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao realizarão a missão para a Estação Espacial Chinesa (CSS), anunciou a Agência Espacial Tripulada Chinesa (CMSA) em uma coletiva de imprensa.
O trio, a primeira tripulação após a CSS entrar na fase de aplicação e desenvolvimento em 2022, é composto por três tipos de astronautas, disse a agência.
Jing Haipeng será o comandante e piloto da nave espacial, Zhu Yangzhu será o engenheiro de voo e Gui Haichao o especialista em cargas úteis.
Vindos da brigada de astronautas do Exército de Libertação do Povo, Jing e Zhu serão principalmente responsáveis pelo controle direto e gestão da nave espacial e pela realização de experimentos tecnológicos.
Conheça a tripulação da missão tripulada Shenzhou-16: Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao. Gui Haichao, professor da Universidade Beihang, será responsável por conduzir a operação em órbita dos experimentos e pesquisas científicas aeroespaciais.
Gui recebeu treinamento profissional em ciência, engenharia espacial e outros campos e tem vasta experiência em operação, disse a CMSA.
Jing Haipeng
Nascido em 1966, Jing foi selecionado no primeiro grupo de astronautas da China em janeiro de 1998.
Ele participou das missões tripuladas Shenzhou-7, Shenzhou-9 e Shenzhou-11, e atuou como comandante nas duas últimas missões. Ele foi selecionado como membro da tripulação e comandante da missão de voo tripulada Shenzhou-16 em junho de 2022.
Jing terá realizado mais missões de voo do que qualquer outro astronauta chinês quando sua quarta missão começar na terça-feira.
"Me sinto honrado e orgulhoso de ter nascido em uma grande pátria", disse Jing na coletiva de imprensa, acrescentando que também se sentia orgulhoso de fazer parte de "uma grande nova era".
O astronauta de 57 anos disse que está ansioso para ir ao espaço novamente há sete anos, quando completou sua última missão. "Não perdi nenhum treinamento em sete anos, nem dormi antes das 12h todas as noites, e mal tive um fim de semana de folga", acrescentou.
Zhu Yangzhu
Zhu Yangzhu, nascido em setembro de 1986, ingressou no Exército de Libertação do Povo Chinês em 2005. Ele foi selecionado no terceiro grupo de astronautas do país em setembro de 2020.
A Shenzhou-16 será sua primeira missão espacial, e ele será o primeiro engenheiro de voo a entrar na CSS.
Gui Haichao
Gui Haichao, nascido em novembro de 1986, também foi selecionado como membro do terceiro grupo de astronautas da China em 2020, atuando como especialista em cargas úteis.
"A palavra 'astronauta' era sagrada e distante para mim no passado, e sonhava em levar meu trabalho de pesquisa para o espaço um dia", disse ele. "Não hesitei em me inscrever quando soube em 2018 que o país estava prestes a selecionar especialistas em cargas úteis."
Com a chegada de Gui, a estação espacial receberá seu primeiro especialista em cargas úteis.
Com informações de CGTN.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: