Falso Brad Pitt: golpe do amor internacional leva polícia francesa à Nigéria
Segundo Anne, o golpe começou quando uma suposta "mãe de Brad Pitt" entrou em contato com ela pelo Instagram
247 - Depois de perder todas as suas economias para um suposto "falso Brad Pitt", uma francesa de 53 anos busca justiça na Nigéria, um dos países onde golpes de namoro virtual são mais recorrentes. A história foi revelada pela emissora francesa TF1, e ganhou repercussão internacional através da agência AFP.
A vítima, identificada apenas como Anne, foi enganada por criminosos que usaram inteligência artificial para criar imagens realistas do astro de Hollywood. Eles a convenceram de que estava em um relacionamento virtual com Brad Pitt, hoje com 61 anos, e solicitaram grandes quantias de dinheiro sob pretextos falsos.
Segundo Anne, o golpe começou quando uma suposta "mãe de Brad Pitt" entrou em contato com ela pelo Instagram, após notar fotos da francesa esquiando nos Alpes. A trama ficou ainda mais elaborada quando os golpistas disseram que o ator precisava de ajuda financeira urgente para pagar um tratamento renal, alegando que suas contas estavam congeladas devido ao processo de divórcio com Angelina Jolie. Ao todo, Anne perdeu 830 mil euros (equivalentes a cerca de 5,13 milhões de reais).
Em busca de soluções, Anne e sua advogada, Laurène Hanna, recorreram ao fundador de um site especializado em rastrear golpistas. O site conseguiu localizar os suspeitos na Nigéria, país que é conhecido como um dos maiores redutos de criminosos digitais, chamados localmente de "Yahoo Boys".
A cultura do golpe e a evolução tecnológica
Os "Yahoo Boys" são figuras notórias na Nigéria, com suas atividades inspirando até músicas populares no país. Desde o lançamento de "Yahooze", do cantor Olu Maintain, em 2007, essas fraudes virtuais têm sido glorificadas em algumas faixas do gênero afrobeat. Contudo, o avanço da inteligência artificial trouxe novos desafios no combate a essas práticas criminosas.
"A inteligência artificial deu a eles 'uma nova ferramenta' que 'apagou o grande avanço feito' no combate a esses crimes", disse Timothy Avele, especialista em crimes cibernéticos, destacando o impacto da tecnologia no fortalecimento das fraudes.
Em julho, a Meta, dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, anunciou a remoção de 63 mil contas vinculadas a golpes de extorsão sexual na região. Esse tipo de crime envolve perfis falsos que enganam usuários para obter imagens comprometedoras e depois chantageá-los.
Ações de combate e prisões em massa
No mês passado, a Comissão de Crimes Econômicos e Financeiros (EFCC), principal agência anticorrupção da Nigéria, prendeu 792 suspeitos em uma operação na cidade de Lagos. Segundo o porta-voz da EFCC, Dele Oyewale, os agentes estão preparados para "combater todos os crimes emergentes, incluindo aqueles baseados em IA".
O especialista Avele também apontou que máfias internacionais encontram na Nigéria um terreno lucrativo para estabelecer suas operações. "Máfias estrangeiras do crime cibernético estão tirando proveito das fraquezas locais para expandir suas atividades e recrutar cúmplices", disse ele.
Um problema global
Embora golpes como o de Anne sejam frequentemente associados à Nigéria, a prática tem caráter global. Segundo estudos, golpes de namoro virtual afetam 4 em cada 10 mulheres, independentemente de sua localização. Perfis falsos, como os utilizados contra Anne, tornam-se ainda mais sofisticados com a popularização da inteligência artificial e da manipulação de imagens.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: