Fenae e entidades defendem fundos de pensão no Congresso em meio a ataques ao sistema
Frente parlamentar mista é articulada na Câmara para reforçar proteção das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
247 - A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e outras entidades representativas dos participantes de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) estiveram no Congresso Nacional, nesta terça-feira (18), para dialogar com parlamentares sobre a importância dos fundos de pensão e os desafios que o setor enfrenta. Segundo os dirigentes, os fundos vêm sendo alvo de ataques que comprometem sua credibilidade e geram insegurança entre os beneficiários. A informação foi divulgada pela Fenae.
O presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, participou das reuniões com o senador Esperidião Amin (PP-SC) e a deputada Erika Kokay (PT-DF). "Nós estamos atravessando um momento de graves ataques. Por isso, a presença da Fenae e de outras entidades no Congresso é fundamental para dialogarmos com os parlamentares sobre a relevância dos fundos de pensão. Não podemos permitir que esses ataques prosperem e coloquem em risco a credibilidade e o futuro dessas instituições. Nosso maior patrimônio é o fundo de pensão", enfatizou.
Além da Fenae, participaram da agenda no Congresso representantes da Funcef, da Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (Anapar), da Associação Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) e da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).
Durante o encontro com os parlamentares, os representantes das entidades entregaram um documento com dados sobre o desempenho das EFPCs no Brasil e solicitaram apoio à mobilização da categoria.
A deputada Erika Kokay, que lidera a coleta de assinaturas para a criação de uma frente parlamentar mista em defesa dos fundos de pensão, defendeu a segurança e a estabilidade do setor. "São dados que trazem tranquilidade para todas as pessoas que, como eu, se beneficiam ou têm direitos assegurados por um fundo de pensão. Temos acompanhado o sistema e estamos convictos de que os fundos estão no caminho certo para se fortalecerem cada vez mais, garantindo a proteção dos beneficiários", afirmou a deputada.
Erika Kokay também criticou tentativas de instrumentalização política dos fundos. "Os fundos de pensão merecem respeito. Por isso, estamos construindo na Câmara e no Senado uma frente parlamentar para impedir taxações abusivas, como discutimos durante a reforma tributária, fortalecer cada vez mais os beneficiários e evitar que os fundos sejam usados como instrumento de disputa partidária", concluiu.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: