Maníaco do Parque deverá será solto em 2028 e promotor alerta para perigo
A informação gerou alerta do promotor Edilson Mougenot Bonfim
247 - Francisco de Assis Pereira, conhecido como Maníaco do Parque, deverá ser solto em 2028, após cumprir o limite de 30 anos de pena, dos 285 anos aos quais foi condenado. A informação gerou alerta do promotor Edilson Mougenot Bonfim, que atuou na acusação no Tribunal do Júri. Para Bonfim, a libertação do criminoso representa um perigo iminente para as mulheres. “Francisco é psicopata. Não existe, na medicina mundial, remédio, tratamento ou cirurgia que possa curá-lo”, afirmou o promotor ao Metrópoles.
Francisco de Assis Pereira foi condenado em 2002 a 121 anos de prisão por crimes cometidos na década de 1990. Ele foi responsável pelo estupro e assassinato de cinco mulheres, após atraí-las para trilhas no Parque do Estado, na zona sul de São Paulo, usando a falsa promessa de trabalho como modelo. Seu caso ficou conhecido nacionalmente, e Pereira foi identificado como um dos mais perigosos serial killers do país.
Para o promotor Edilson Mougenot Bonfim, a liberdade de Pereira representa um grande risco. “Na penitenciária, ele está confinado com homens, o que impede que cometa feminicídios nesse ambiente. No entanto, ao sair, ele inevitavelmente terá contato com mulheres, e isso pode reativar sua personalidade homicida”, alertou Bonfim. Ele foi enfático ao afirmar que “a liberdade dele representa um enorme perigo. Ele será uma ameaça em qualquer circunstância”.
O esgotamento da pena de Francisco, que se aproxima do limite de 30 anos imposto pela legislação brasileira, poderá permitir que ele seja solto sem a necessidade de passar por exames criminológicos. Segundo Bonfim, essa situação deveria reacender o debate sobre a adoção da prisão perpétua no país. “Somente um psiquiatra completamente irresponsável assinaria um laudo declarando que ele está apto para a liberdade”, destacou o promotor.
O caso do Maníaco do Parque chocou o Brasil pela crueldade dos crimes e pela manipulação psicológica que Pereira exercia sobre suas vítimas. Desde sua prisão, ele foi transferido para diferentes unidades prisionais, sempre sob um rígido controle de segurança.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: