TV 247 logo
      HOME > Indústria

      Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico começa a operar com R$ 1 bilhão do BNDES

      Recursos do FNDIT serão aplicados em projetos de inovação, descarbonização e transição energética, alinhados às diretrizes da Nova Indústria Brasil

      (Foto: Reprodução/CNI)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT) entra em operação nesta segunda-feira, 17, com um orçamento inicial de R$ 1 bilhão para investimentos em inovação, descarbonização e transição energética. Criado pela Lei nº 14.902/2024, que instituiu o Programa Mobilidade Verde e Inovação (MOVER), o fundo será gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e terá como foco o financiamento de projetos prioritários da indústria nacional.

      As empresas que destinam recursos para políticas industriais agora devem realizar os depósitos diretamente no FNDIT, por meio do BNDES. Os recursos poderão ser aplicados em duas modalidades: apoio reembolsável, quando há retorno financeiro ao fundo, e apoio não reembolsável, voltado para projetos estratégicos. A definição das áreas prioritárias para investimentos caberá ao conselho diretor do FNDIT, presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

      Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o FNDIT nasce como um instrumento essencial para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e fortalecer a indústria nacional. “O fundo foi criado para atender as demandas do setor industrial com foco no desenvolvimento de novas tecnologias para uma mobilidade mais verde e inovadora e poderá, em seguida, contribuir com o desenvolvimento de uma indústria de semicondutores no país”, destacou.

      O vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, também ressaltou a importância do fundo dentro da estratégia do governo federal para modernizar a indústria. “Inovação, eficiência energética e descarbonização são prioridades do governo do presidente Lula. Hoje damos mais um passo nessa direção, com a entrada em operação do FNDIT, que vai investir em desenvolvimento científico e tecnológico”, afirmou.

      A governança do FNDIT seguirá as diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial lançada pelo governo para estimular a reindustrialização do país com foco na sustentabilidade. O secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio do MDIC, Uallace Moreira, reforçou que as áreas de investimento do fundo serão estruturadas para garantir que os projetos beneficiados estejam alinhados às diretrizes da NIB. “As áreas prioritárias devem estar adequadas às missões da Nova Indústria Brasil, a fim de que os projetos contribuam para a sintonia entre desenvolvimento econômico-industrial e o plano de transição energética do país”, afirmou.

      O FNDIT também poderá direcionar recursos para programas específicos, como o MOVER e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (PADIS). Com isso, o governo busca garantir a competitividade da indústria nacional em setores estratégicos, impulsionando inovação e sustentabilidade.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: