Indústria impulsiona crescimento do PIB em 2024, afirma Rui Costa
Ministro destaca papel da indústria de base e defende melhora no monitoramento governamental
247 - Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, transmitido nesta quarta-feira (22) pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que a indústria foi a principal responsável pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024. Durante a conversa, ele destacou a relevância da indústria de base para os investimentos de longo prazo e atribuiu parte dessa expansão ao aumento expressivo da venda de imóveis no período.
“Vi vários artigos dizendo que quem puxou o PIB foi o agronegócio. Pois bem, em 2024 quem puxou o crescimento foi a indústria de base”, declarou Costa. Para ele, a indústria é um setor estratégico que impulsiona o desenvolvimento sustentável. O ministro ainda ressaltou que a “explosão de crescimento da venda de imóveis” teve papel fundamental nesse cenário. “Cada casa [construída] dessas significa contratação de trabalhadores na ponta”, completou.
Costa também abordou a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reforçar o monitoramento das medidas tomadas pelos ministérios. Ele afirmou que a intenção do Planalto é garantir uma comunicação mais eficiente com a população e evitar situações que prejudiquem a imagem do governo, como ocorreu recentemente com o desgaste gerado por um ato da Receita Federal, que foi utilizado pela oposição para alegar uma suposta taxação do Pix.
“Não podemos criar um funil, uma estrutura burocrática que trave o governo. Porque é um volume muito grande de instruções normativas e de portarias. O que o presidente afirmou e vamos fazer é chamar a atenção de todos os secretários e, eventualmente, aperfeiçoar esse modelo”, explicou o ministro. Ele defendeu que qualquer medida com impacto direto na população deve ser previamente comunicada. “É preciso alinhar com a comunicação. É preciso explicar antes de publicar. Não pode publicar para tentar explicar depois. Explique antes e depois publique, porque aí fica mais fácil de a população entender”, afirmou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: