Cemaden: mais da metade dos estados no país enfrenta o pior período de seca em 44 anos
Atualmente, mais de 3,8 mil cidades têm classificação de seca (de fraca a excepcional)
247 - O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), informou que, das 27 unidades federativas, 16 estados brasileiros e o Distrito Federal enfrentam a pior estiagem identificada no período de maio a agosto, desde os anos 1980.
Atualmente, mais de 3,8 mil cidades têm classificação de seca (de fraca a excepcional). O número representou quase 60% entre julho e agosto e, segundo o Cemaden, as estatísticas do mês atual são uma prévia e até o dia 31 o cenário pode piorar.
Em 2024, o Pantanal bateu recorde e alcançou a marca de 800 mil hectares queimados pelo fogo, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A Amazônia Legal teve até julho o maior número de focos de fogo em 19 anos.
No Cerrado havia fogos ativos no bioma nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Tocantins até esta segunda-feira (26). O Inpe informou que o mês de agosto até agora já é pior que o do ano passado, passando de 3,9 mil focos de fogo para 5,5 mil.
Veja a lista das unidades federativas com o problema da seca:
- Amazonas
- Acre
- Rondônia
- Mato Grosso
- Pará
- Mato Grosso do Sul
- Goiás
- Minas Gerais
- São Paulo
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Bahia
- Piauí
- Maranhão
- Tocantins
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: