Google desativa sistema de alerta de terremotos no Brasil após notificação falsa em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro
Empresa pediu desculpas aos usuários e afirmou que está investigando o ocorrido; sistema não substitui alertas oficiais da Defesa Civil
247 - O Google desativou o sistema de alertas de terremotos do Android no Brasil após um alarme falso ser enviado para usuários dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro na madrugada desta sexta-feira (14), destaca o G1. A notificação, que alertava sobre um tremor no mar próximo a Ubatuba (SP), foi disparada indevidamente, gerando preocupação entre os moradores. A informação foi divulgada pelo próprio Google, que também pediu desculpas aos usuários afetados e afirmou estar investigando a origem do erro.
"Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas", disse a empresa. O Google ressaltou que o sistema de alerta de terremotos do Android não foi projetado para substituir os alertas oficiais, como os enviados pela Defesa Civil por meio de um sistema criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O sistema do Google utiliza acelerômetros presentes nos celulares Android para detectar vibrações que possam indicar um terremoto. Quando o aparelho identifica uma possível ocorrência, ele envia automaticamente um alerta ao servidor do Google, que cruza dados de diversos dispositivos para confirmar o evento. "Essa abordagem usa os mais de 2 bilhões de telefones Android em todo o mundo como mini sismógrafos", explicou a empresa.
No entanto, o sistema não é infalível. Na madrugada desta sexta, o Google detectou sinais de celulares próximos ao litoral de São Paulo e emitiu um alerta equivocado. A empresa afirmou que desativou imediatamente o sistema no Brasil e está analisando o que causou o erro.
Apesar do ocorrido, o Google reforçou que o sistema é complementar e não substitui os alertas oficiais. A empresa também destacou que, em regiões como Califórnia, Washington e Oregon (EUA), os alertas são baseados em dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos, e não apenas nos acelerômetros dos celulares.
Mais cedo, a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, informou que não detectou nenhum evento sísmico na costa brasileira na madrugada desta sexta-feira(14).
A RSBR, coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), bem como instituições internacionais de monitoramento sísmico, não detectaram nenhum evento sísmico na costa brasileira nesse período. A ausência de registros confirma que o alerta emitido pelo sistema Android foi falso.
Enquanto investiga o caso, o Google mantém o sistema de alertas de terremotos desativado no Brasil, sem previsão de retorno.
Veja a nota do Google na íntegra:
O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: