Lula deve liberar R$ 100 milhões para combate aos incêndios no Pantanal
Verba deve ser repassada ao Ibama e ao ICMBio, que lideram as ações de combate ao fogo
247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve liberar cerca de R$ 100 milhões para combater os incêndios que atingem o Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, informa o Metrópoles. A verba será liberada via Medida Provisória do Ministério do Planejamento, assinada pela ministra Simone Tebet (MDB), que visitou a região na semana passada.
O dinheiro será repassado ao Instituto Braisleiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidades que controlam as ações de combate ao fogo. Já são cerca de 600 profissionais trabalhando na área com o auxílio da Força Nacional e do Corpo de Bombeiros de outros estados.
As queimadas deste ano no Pantanal já atingiram 517 mil hectares e, segundo especialistas, são piores que as de 2020, quando o fogo consumiu cerca de 26% do bioma. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foram detectados 3.262 focos de queimadas até 23 de junho, 22 vezes mais que no mesmo período do ano passado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: