"Nós já sabemos de onde veio a propagação desse fogo", diz Marina Silva sobre incêndios no Pantanal
De 1º de janeiro até 27 de junho, 688.125 hectares do bioma foram consumidos pelas chamas
247 – A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, afirmou nesta segunda-feira (1) que os responsáveis pelos incêndios no Pantanal serão indiciados pela Polícia Federal (PF) e que os locais de origem do fogo já foram identificados. De 1º de janeiro até 27 de junho, 688.125 hectares do bioma foram consumidos pelas chamas.
Uma operação conjunta envolvendo o governo do Mato Grosso do Sul, o Ministério Público e a Polícia Militar identificou 18 pontos de ignição que deram início a incêndios entre 10 de maio e 23 de junho. As causas do fogo variam desde limpeza de pastagens em fazendas e descartes irregulares de bitucas de cigarro até queimas de lixo.
“Os culpados serão indiciados. Nós já sabemos de onde veio a propagação desse fogo. As pessoas serão identificadas, mas a investigação está em curso. Foram 18 focos de incêndio em lugares diferentes que deram início à propagação desse fogo”, afirmou a chefe da pasta do Meio Ambiente.
Publicado em 10 de abril, um decreto de emergência climática proibiu qualquer tipo de queimada no Pantanal devido à crise. (Com informações de O Globo)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: