Lula encontra secretário-geral da ONU: 'precisamos acelerar a produção de energia limpa no mundo'
Após dar o alerta sobre a agenda ambiental, António Guterres afirmou que está "honrado" discutir políticas públicas com o presidente Lula
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve um encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que afirmou estar “honrado de trabalhar" com o chefe de Estado brasileiro "para o máximo de ambição, aceleração e cooperação". A reunião entre as duas lideranças aconteceu antes de o presidente Lula fazer um pronunciamento na ONU, em Nova York, nos Estados Unidos.
De acordo com o secretário, o mundo precisa diminuir o uso de combustíveis fósseis. Guterres disse que a transição energética tem de ser "rápida e justa". "Até ano que vem, todo país deve apresentar uma contribuição de energias".
O dirigente da ONU cobrou novas ambições da organização. "A COP 29 está logo aí e deve entregar uma nova meta de finanças. Devemos contornar uma situação maluca, continuamos prestigiando os poluidores que acabam com a terra, enquanto pessoas comuns arcam com o preço da mudança climática".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: