TV 247 logo
    HOME > Meio Ambiente

    Ministra Nísia Trindade anuncia ajuda ao Amazonas, afetado pela seca

    A estiagem causa prejuízos em quase todas as cidades amazonenses

    Nísia Trindade, evento onde novos recursos foram anunciadas para o Amazonas e a seca no estado (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil I Instituto Marimauá I Rafael Nascimento (Ministério da Saúde))

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou nesta segunda-feira (16) um documento para enviar R$ 225 milhões ao Amazonas, afetado pela seca. Do total, R$ 102,3 milhões serão enviados em parcela única. Pelo menos 60 das 62 cidades do estado mais de 112 mil pescadores sofrem prejuízos causados pela falta de água, informaram estatísticas oficiais divulgadas pelo governo amazonense.

    A seca de 2023 é a pior da história em Manaus. Com extensão de quase 1.700 km, o Rio Negro alcançou a marca de 13,59 metros, apontaram números divulgados nesta segunda-feira (16) pelo porto da capital amazonense, que monitora o ritmo de subida e descida das águas. Em 24 de outubro de 2010 o rio desceu para 13,63 metros. Na época, foi considerada a seca que deu mais prejuízos à capital amazonense desde que as medições hidrológicas foram instaladas no Rio Negro, em 1902.

    "Neste momento, há aqui uma equipe da nossa Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente olhando exatamente os efeitos da questão ambiental em relação a doenças e outros impactos para a saúde por problemas de desassistência que podem ocorrer com esses fenômenos", afirmou Nísia Trindade em ato de assinatura da portaria.

    A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, divulgaram soluções para o combate a incêndios florestais no Amazonas.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: