HOME > Meio Ambiente

“O que está acontecendo é o que se vem alertando há muito tempo”, diz pesquisadora sobre eventos climáticos extremos

Luciana Gatti defende a transição para fontes de energia renovável contra eventos climáticos extremos

(Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A pesquisadora Luciana Gatti, titular do INPE e professora do IPEN-USP, em entrevista à TV247, ressaltou a urgência de enfrentar as mudanças climáticas. Ela lembrou que os eventos climáticos extremos representam uma ameaça mais iminente e devastadora. Segundo ela, "o que está acontecendo é o que se vem alertando há muito tempo."

Em relação ao clima, a pesquisadora destacou a importância mundial da Amazônia, ressaltando também a singularidade da floresta, cujo comportamento varia significativamente entre diferentes áreas. "A Amazônia é um jeito, noutro, na outra região ela é de outro", aponta Luciana. Ela destaca a importância de compreender essas nuances para a formulação de políticas eficazes de preservação.

Luciana enfatiza a necessidade de restaurar e preservar áreas verdes como medida crucial. "Eu fico feliz de poder contribuir e saber que tem muita gente boa trabalhando para fazer o país voltar ao caminho certo", afirma. Para ela, a população deve ser mobilizada em uma campanha de esclarecimento sobre a importância da preservação ambiental.

Ela criticou as políticas que promovem a expansão do agronegócio, contribuindo para o desmatamento e para uma crise hídrica no Brasil. A pesquisadora defende a transição para fontes de energia renovável, afirmando que "o maior problema dos eventos extremos numa determinada região é o tanto que essa superfície está quente. Então nós temos que resfriá-la”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: