Quais são as duas cidades brasileiras que serão engolidas pelo mar, segundo a ONU
Um relatório das Nações Unidas (ONU) destaca os efeitos das mudanças climáticas
247 - Um relatório das Nações Unidas (ONU) destaca o Rio de Janeiro e Atafona, distrito de São João da Barra, no Norte Fluminense, em um alerta global sobre a rápida elevação do Oceano Pacífico, com potencial de causar impactos catastróficos. Enquanto o Rio de Janeiro é amplamente conhecido, Atafona já enfrenta na prática os efeitos das mudanças climáticas.
A prefeitura local relata um processo de transgressão do mar, em que as águas invadem progressivamente o continente, destruindo casas, ruas e áreas inteiras da comunidade. Esse fenômeno, iniciado nos anos 60, resulta de uma combinação de fatores naturais e ações humanas que aceleram o avanço do mar.
De acordo com O Globo, o relatório divulgado nesta terça mostra que o nível dos mares subiu 15 centímetros nos últimos 30 anos em algumas partes do Pacífico. Em Atafona, o aumento foi de 13 centímetros no mesmo período mas, a má notícia fica para o futuro: o aumento esperado até 2050 é de até 21 centímetros, sendo 16 centímetros em média.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: