STF determina que governo federal realize ações para a proteção ambiental da Amazônia
Durante o julgamento de ações da chamada “pauta ambiental”, a maioria dos ministros ainda rejeitou a ideia de que existe uma violação sistemática de direitos no bioma
247 – O Supremo Tribunal Federal (STF) deliberou, por unanimidade, nesta quinta-feira (14), que o governo federal realize uma série de medidas para preservar a Amazônia Legal.
Durante o julgamento de ações da chamada “pauta ambiental”, a maioria dos ministros ainda concluiu que não é necessária a declaração de um “estado de coisas inconstitucional” na Amazônia. Por 8 votos a 3, os magistrados rejeitaram a ideia de que existe uma violação sistemática de direitos no bioma.
A Corte entendeu que as ações do governo federal, incluindo a retomada do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), estão voltando a se alinhar com a proteção ambiental prevista na Constituição.
Além disso, o STF determinou a liberação de créditos extraordinários ao Orçamento para garantir os recursos necessários para o cumprimento das metas.
Com a decisão, o governo federal deverá apresentar um plano para combater crimes ambientais e controlar a fiscalização, tendo como objetivo reduzir o desmatamento e proteger áreas indígenas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: